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MOBILIDADE URBANA

Viação Cidade de Paranavaí apresenta considerações sobre o transporte coletivo

Empresa falou das possibilidades de aprimorar a prestação do serviço no município, caso vença o novo processo de licitação, previsto para o primeiro semestre deste ano

REINALDO SILVA

Da Redação

Sete linhas do transporte coletivo dividem Paranavaí, cobrindo os limites urbanos e os distritos. São oito ônibus operando diariamente de manhã, à tarde e à noite – exceto em domingos e feriados. O valor da tarifa varia de acordo com a forma de pagamento: R$ 4,95 no cartão de recarga e R$ 5,10 em dinheiro.

A prestação do serviço é uma concessão da administração pública a uma empresa privada, a Viação Cidade de Paranavaí. O contrato terminou em 2023, sendo prorrogado para garantir à prefeitura tempo hábil para concluir a nova licitação.

Ao longo da semana, o Diário do Noroeste tem publicado uma série de reportagens sobre o tema. Na edição de quarta-feira (8), passageiros apresentaram pontos de insatisfação, como a questão de acessibilidade, os horários de circulação dos veículos e as condições do terminal urbano.

Na edição desta quinta-feira (9), o espaço é dedicado às considerações da Viação Cidade de Paranavaí. Sócia e administradora da empresa, Anna Elisa Pacheco Sacchelli Freire conversou com o DN e disse que há interesse em participar do processo licitatório. A confirmação virá assim que o poder público abrir o edital e apresentar as condições de operação em Paranavaí.

Ela explicou que desde a pandemia de Covid-19, a partir de 2020, o comportamento dos moradores em relação ao transporte mudou em cidades de todo o Brasil. Com medo da transmissão viral, optaram por outras formas de locomoção. Em Paranavaí, a redução no número de usuários foi de 40%.

Surgiu a necessidade de fazer adaptações, equilibrando as condições financeiras da empresa e as demandas dos passageiros. Um tema recorrente nesse sentido diz respeito à redução da frequência com que os ônibus passam pelos bairros. Até mesmo a Câmara de Vereadores chegou a discutir a situação durante a legislatura anterior.

Apesar das reclamações apontando o contrário, a representante da Viação Cidade de Paranavaí garantiu: “Os horários permanecem os divulgados. Às vezes pode acontecer alguma eventualidade, mas estamos com os mesmos horários”.

Sobre as condições dos veículos, Anna Elisa afirmou que a instalação de ar-condicionado não está prevista no contrato vigente com a prefeitura, mas, caso seja uma exigência do novo edital de licitação, então estará na previsão de investimentos da empresa.

De acordo com a Secretaria de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, além do ar-condicionado os ônibus deverão contar com wi-fi, tomadas USB, sistema de bilhetagem eletrônica, câmeras de segurança e dispositivo de localização em tempo real.

Em relação às condições de acessibilidade, outro alvo de reclamações dos passageiros, a representante da empresa afirmou que os usuários com mobilidade comprometida podem solicitar ao motorista do ônibus que ative o elevador tanto no momento de entrada quanto na saída. Todos os veículos contam com esse tipo de equipamento, disse ela.

Anna Elisa colocou a estrutura administrativa da Viação Cidade de Paranavaí à disposição da prefeitura para contribuir com o estudo em andamento. Trata-se de uma análise socioeconômica e geográfica que busca tabular as características do município em relação ao transporte coletivo.

A sócia e administradora da empresa concluiu a entrevista reforçando que o cenário pós-pandemia modificou hábitos dos passageiros, por isso “a situação se encontra de certa forma instável”. “Entretanto”, completou Anna Elisa, “sempre buscamos, junto à prefeitura e aos usuários, comunicação direta e prestação do serviço da melhor forma, sempre primando pela qualidade, eficiência, segurança e respeito”.

SERVIÇO – Para sugestões e reclamações diretamente com a empresa, basta ligar para 3423-8181, que também é o canal de comunicação via WhatsApp

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