“O Paraná é o estado que mais cresce no Brasil. E este processo vai ser intensificado em 2025. Juntos, vamos construir um estado muito mais moderno e desenvolvido”, disse Piana. O presidente da AMP, secretário-geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, fez um resumo das conquistas da sua gestão
Durante assembleia promovida pela diretoria da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), com as presenças de prefeitos atuais, eleitos e reeleitos de todas as 19 regiões do Paraná, o vice-governador Darci Piana destacou os investimentos feitos pelo Estado nos 399 municípios paranaenses. Os municípios do Paraná receberam 8,3% mais recursos em 2024 do Governo paranaense. O volume totalizou R$ 13,4 bilhões, o maior em mais de 20 anos. Piana disse que o Paraná é o estado que mais cresce no Brasil. “E este processo vai ser intensificado em 2025. Juntos, vamos construir um estado muito mais moderno e desenvolvido”, comentou.
O presidente da AMP, secretário-geral da CNM (Confederação Nacional de Municípios) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, fez um resumo das conquistas da sua gestão, que colocou a associação como protagonista do movimento municipalista brasileiro. “Agradecemos ao governador Carlos Massa Ratinho Junior e ao vice-governador, Darci Piana, pelo apoio dado à AMP, bem como à Assembleia Legislativa e à bancada federal do Paraná. Nenhuma decisão no governo que envolve os municípios é tomada sem consulta à AMP, que é a casa do municipalismo paranaense”, disse.
O secretário-chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, parabenizou a Diretoria da AMP pelo trabalho. “Estamos à disposição dos prefeitos e prefeitas do Paraná”, comentou. A deputada federal Leandre Dal Ponte (secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa) e o secretário Ricardo Barros (Indústria, Comércio e Serviços) também destacaram a atuação da AMP e o papel das prefeituras no desenvolvimento do Estado.
O secretário Nacional de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais, André Ceciliano, elogiou a gestão da Diretoria da AMP e colocou o Governo Federal à disposição dos prefeitos.
O presidente da Frente Parlamentar de Associações e Consórcios de Municípios da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli, destacou o fato de a Casa ter aprovado o maior orçamento da história do Paraná, com R$ 15 bilhões de investimentos. “Edimar, você fez valer cada um dos seus dias como presidente da AMP. Que a AMP possa ter, cada vez mais, esta sintonia com os municípios”, disse.
O 1º secretário e futuro presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, destacou o trabalho da Casa em defesa dos municípios e a importância dos municípios no desenvolvimento do Estado.
A AMP também prestou homenagem aos prefeitos que falecerem nesta legislatura, que foi recebida pelos seus familiares: Marcelo Puppi (de Campo Largo), Marcos Pescador (Vera Cruz do Oeste), José Vitorino Prestes (Pinhão), Idir Treviso (Ivaí), Marcelo Chiaradia (Guamiranga) e Rozinei Oliveira (Querência do Norte).
Da reunião, participaram ainda os secretários estaduais Alex Canziani (Inovação, Modernização e Transformação Digital), Guto Silva (Planejamento), Mauro Moraes (Trabalho) e Santin Roveda (Justiça).
E ainda os ex-governadores Orlando Pessuti e Cida Borghetti; os deputados estaduais Alisson Wandscheer, Hussein Bakri e Luiz Corti; o superintendente de Apoio aos Municípios, Junior Weiller; o vice-presidente do BRDE (Banco Regional do Extremo Sul), Renê Garcia Júnior; os representante da Sanepar, Fabrício Castilho, da Fomento Paraná, Mounir Chaowiche, e da Caixa, por meio do seu vice-presidente de governo, Tiago de Oliveira.
O evento desta quinta-feira teve o apoio da Caixa, BRDE, Copel, Sanepar, Celepar, Fomento Paraná, Polis Civitas, Brink Mobil, Helper e Jeed.