Aleksa Marques / Da Redação
Nascido em Lisboa, Portugal, no ano de 1195, Fernando Martins de Bulhões e Taveira de Azevedo mais tarde se tornaria o santo conhecido por unir casais em matrimônio, o Santo Antônio.
Filho de Martinho de Bulhões e Maria Tereza Taveira, desde pequeno acompanhava os pais nas celebrações na catedral de Lisboa e gostava muito de estudar.
Aos 19 anos entrou para o seminário e aos 25 foi ordenado sacerdote. De família nobre e rica, seu pai não queria que ele fosse religioso, mas contra o desejo da família lutou por sua formação cristã.
Com uma passagem rápida pela Terra, Antônio morreu aos 36 anos e exerceu inúmeros milagres, ajudou muitos necessitados e conseguiu unir incontáveis casais apaixonados.
Por que ele é considerado o santo casamenteiro?
Uma de suas grandes motivações era acabar com o comércio do dote. Antigamente, as mulheres eram tidas como mercadorias e comercializadas entre os rapazes: quem pagasse o dote mais caro, levaria a moça para casa.
O santo lutava fervorosamente para que isso acabasse e o amor verdadeiro prevalecesse dentro dos casamentos. E assim o fez.
Outro fato que o torna o santo casamenteiro é a história de uma moça que, querendo fugir do casamento arranjado e passar a vida inteira ao lado de quem amava, rezou e pediu a intercessão de Santo Antônio paga conseguir casar com o homem que queria, mas que não tinha o dinheiro para pagar seu dote.
O santo então lhe entregou um bilhete e pediu que ela fosse a um determinado comerciante. No papel tinha um pedido anotado à mão para que o empresário desse àquela mulher 400 escudos de prata, uma quantia grande para a época.
Ele lembrou que havia feito uma promessa para ajudar alguém ou fazer uma caridade e tinha certeza de que Deus havia enviado aquela moça. O comerciante então pagou a quantia e ela conseguiu casar com seu grande amor. E assim, mais uma vez, Santo Antônio fez com que o amor prevalecesse.
Por esse motivo também o santo é lembrado por fortalecer o amor entre os casais e estreitar os laços amorosos na vida a dois.
Outros milagres
Santo Antônio é muito lembrado pelos casamentos e causas românticas, mas também tem outros milagres atribuídos a sua figura. Um deles é o sermão dos peixes
Certa vez o santo estava fazendo uma pregação contra uma certa heresia da época e quando começou a falar, todas as pessoas presentes saíram da igreja. Mesmo assim, ele não desanimou e foi para a beira da praia e começou a falar para os ventos. Os peixes vieram próximos a ele para ouvir as palavras de Deus. Quando as pessoas viraram as costas, os animais foram ouvir. Esse milagre ficou conhecido como sermão dos peixes.
Outro milagre atribuído a Santo Antônio tem relação com seu próprio pai e chama-se milagre da bilocação. Ele foi condenado à forca pela morte de um homem, o santo então se colocou a rezar mas, ao mesmo tempo, tinha que fazer uma pregação. Ele então foi aos dois lugares ao mesmo tempo, reanimou a pessoa que seu pai supostamente havia matado e o salvou da forca.
Outro importante milagre é o do pão de Santo Antônio. Remete a história dele que se comovia muito com a pobreza e, certo dia, distribuiu aos pobres todo o pão do convento onde morava. Na hora da refeição, o frade padeiro ficou em choque sem saber o que fazer, pois já não havia mais pães na mesa. O santo então fez com que aquele alimento se multiplicasse e que ninguém passasse fome.
Até hoje, talvez o maior milagre que Santo Antônio continua realizando é justamente que sua mensagem de caridade continue presente em tantas obras e serviços ao próximo.
Significado da imagem
Há dois pontos essenciais na imagem de Santo Antônio que merecem ser explicados.
A primeira é: por que ele está segurando o menino Jesus em seu colo?
Está nos livros que há muitos anos um conde hospedou Santo Antônio em sua casa. Certa noite, quando passava pelo quarto do santo, viu uma luz muito forte saindo pela porta. O conde então espiou pelo canto e viu Nossa Senhora entregando o menino Jesus nos braços do santo.
Ele então percebeu que o conde tinha visto aquela cena e pediu para que ele guardasse segredo e só contasse para outras pessoas após sua morte. Ele então o fez e, por conta disso, a imagem do menino Jesus na imagem do santo.
Outro ponto a ser frisado são as flores, mais especificamente os lírios brancos.
Significa pureza do amor, da fé e da inocência, além de remeter às festas de casamento tão lembradas por ele.
Programação
O final de semana será voltado à celebração do tríduo de Santo Antônio na Capela que leva seu nome, ao lado do Sesc do Ouro Branco, em Paranavaí, que começou ontem (10).
Hoje (11), a partir das 19h30, com o Padre Silvio Pereira, será a celebração da santa missa seguida da benção das chaves e das carteiras de trabalho. “As chaves simbolizam não somente a abertura de portas, mas de soluções de problemas e para a própria vida. Também a proteção do lar, das empresas e dos veículos nas estradas”, lembra o religioso que é responsável pela Capela Santo Antônio de Paranavaí. Também terá a venda do bolo.
No domingo (12) a partir das 8h30 da manhã, dia dos namorados, a benção será voltada às famílias de modo geral, englobando também o namoro e o casamento.
Ele explica que o bolo não tem um embasamento em milagres do santo, mas se transformou em algo tradicional há anos, além de ser ligado também ao casamento.
Padre Silvio convida todos a participarem das celebrações em homenagem ao santo e, mais que isso, chama toda a comunidade para se unir e rezar. “Que busquemos a Santo Antônio como modelo de fé e de vida, que ele nos inspire na santidade e na ajuda ao próximo”, completa.
Simpatias
Junho é lembrado pelo romance do dia dos namorados com trocas de presentes e frases de amor, certo? Por outro lado, há quem coloque até Santo Antônio de ponta cabeça na geladeira para tentar encontrar a tão sonhada alma gêmea.
E para essas pessoas um tanto quanto desesperadas, o Diário do Noroeste separou 5 simpatias para serem realizadas no dia de Santo Antônio, próximo dia 13 de junho.
Para os casados, o santo casamenteiro pode fortalecer os laços da união. Para os solteiros, é um bom momento de fisgar aquela paixão tão esperada.
Confira.
1- Para encontrar sua cara-metade
A simpatia é a seguinte: coloque uma rosa vermelha para ferver em um litro de água por 5 minutos. Espere amornar e acrescente uma colher de mel. Jogue a mistura do pescoço para baixo e tome um banho agradecendo a ajuda do santo para encontrar seu grande amor. Repita quantas vezes achar necessário ou até encontrar o seu amor. Quando o fizer, agradeça ao santo pela ajuda.
2- Para começar a namorar
Em uma sexta-feira qualquer, pegue um copo e encha com água, coloque três pitadas de sal junto com uma rosa vermelha e deixe agir por dois dias. Depois disso, tome banho com essa água de flor do pescoço para baixo. Enquanto faz isso, repita a seguinte frase três vezes: “Santo Antônio, mande um Antônio para mim”. A rosa deve ser jogada no lixo e o copo pode ser usado normalmente após lavado.
3- Para fisgar uma paixão
Escreva em um papel em branco antes de dormir: “Agora irei adormecer para aguardar meu amor me notar”. Quando acordar, reze um pai nosso. Repita a simpatia por sete dias usando papeis diferentes. Ao final, junte os pedaços de papel e deposite aos pés de uma imagem de Santo Antônio. Quando conquistar o pedido, jogue os papéis no lixo e agradeça.
4- Para conquistar a alma gêmea
Coloque Santo Antônio dentro do seu guarda-roupa. Todos os dias, antes de dormir, reze um Credo e um Pai-Nosso, dizendo: “Perdoe-me por deixá-lo sem ver a luz do dia, mas é assim que me sinto sem minha alma gêmea. Com seus olhos espirituais, encontre-a e faça com que fiquemos unidos para sempre”. Quando encontrar seu amor, tire o santo de lá e passe a imagem para uma pessoa solteira, ensinando a simpatia para ela.
5- Atrair um amor
Coloque o Santo Antônio de ponta cabeça dentro de um copo com água ou cachaça. enquanto faz isso, avise o santo que ele só será “desafogado” e colocado na posição certa quando um novo amor entrar em sua vida.