Com as chuvas dos últimos dias e o calor que está fazendo os casos de dengue na cidade de Porto Rico aumentaram, chegando a 22 registros positivos até o momento. Á orientação é que os moradores, responsáveis por obras e piscinas, mantenham os espaços limpos.
“Nossos servidores estão trabalhando dia e noite no combate ao mosquito da dengue, e temos encontrado focos em residências, obras e piscinas, pedimos o apoio da população no combate ao Aedes. O enfrentamento à dengue é de responsabilidade de todos nós”, destacou Andréia Crespilho, chefe do setor da Vigilância Sanitária.
Com o aumento dos casos os servidores do setor de combate à dengue intensificaram os trabalhos em toda a cidade, com a realização da fiscalização em residências, comércios e obras.
Onde ocorreram focos do mosquito, os responsáveis foram notificados para eliminarem os recipientes com água, lugar de proliferação do Aedes aegypti, mosquito causador da dengue, zicavírus e chikungunya, doenças graves e que podem causar a morte do paciente.
Nos locais onde estão sendo constatado que o morador contraiu a dengue os agentes estão fazendo a barreira sanitária, com a aplicação de veneno para que os mosquitos ativos não proliferem a doença entre os outros moradores vizinhos.
Mas é de suma importância que os moradores, veranistas e responsáveis por obras façam sua parte e mantenham os espaços livres de recipientes que possam acumular água.
A cidade já notificou 39 pessoas onde foram encontrados focos do mosquito. O setor da Saúde aguarda o resultado de oito exames e até o momento 13 pacientes foram descartados da possibilidade de terem contraído a doença.