A Prefeitura de Santa Isabel do Ivaí, através da Vigilância Sanitária Municipal, realizou nesta semana o Dia D de combate à dengue. Durante todo o dia diversos funcionários entregaram materiais educativos aos pedestres e motoristas com informações sobre a doença, transmissão e combate.
Uma grande ação de orientação foi realizada visando conscientizar a população. A ideia mobilizou famílias no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e da chikungunya, o Aedes Aegypti.
“Todos os anos nossa região, e consequentemente nosso município, sofre com a transmissão da dengue, ocasionando diversos transtornos. Pensando nisso nossa secretaria de saúde, através da Vigilância Sanitária, realizou esta tão importante ação para chamar a atenção de todos para a situação. A dengue é uma luta que se começa em casa, cuidando dos quintais e de possíveis locais de proliferação do mosquito transmissor”, declarou o prefeito Freonizio Valente.
Entre os locais mais propícios para a proliferação estão recipientes expostos à água da chuva – lixeira, calhas e ralos entupidos, pratos e vasos de plantas, reservatórios de água para animais domésticos, ocos de árvore, bromélias, caixas d’água e lajes. Contudo, é recomendado ficar atento a potenciais criadouros internos, incluindo vasos sanitários desativados, coletores de água da geladeira e do ar-condicionado, suporte de garrafão de água, entre outros.
A dengue é uma doença febril grave, causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito. No verão, com o aumento das chuvas e elevação das temperaturas, há o aumento na proliferação do vetor, que se reproduz em água parada.
Os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são bem parecidos. Eles incluem febre, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. Ao sinal desses sintomas, a orientação é procurar imediatamente a unidade ou serviço de saúde mais próximo de sua residência.