(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

COMPORTAMENTO

Vivências de uma mãe com um filho superdotado

Quando Felipe Barretto tinha 14 anos de idade, finalmente as angústias e problemas que viveu na escola, por anos, ganharam um nome: superdotação. Assim que identificada a condição, ele e a família finalmente puderam fazer escolhas para auxiliá-lo no seu crescimento e formação. É essa experiência peculiar, da infância à adolescência do filho, que Claudia Tozzini Barretto compartilha no livro Ele é Superdotado, e daí?

Uma criança extremamente organizada, bem-humorada e sincera. Agitado e pouco sociável, evitava o contato físico. Este era Felipe, um garoto inteligente e cheio de talentos, mas nem sempre compreendido fora do ambiente familiar. A partir das dificuldades enfrentadas pelo jovem, como bullying e repreensão de comportamentos, a obra de Claudia acolhe pais, educadores e profissionais da saúde que sentem na pele os desafios de entender e conviver com pessoas superdotadas.

Uma característica muito curiosa do Felipe era que tinha o hábito

de tirar o tênis do pé – adorava ficar descalço – e colocava-o lado a

lado no cantinho do quarto. Isso chamava a atenção de qualquer pessoa,

pois normalmente não estamos acostumados a ver uma criança de

2/3 anos tão organizada.(Ele é Superdotado, e daí?, pág. 30)

Dividido em duas partes, Ele é Superdotado, e daí? não se limita a uma narrativa de experiência pessoal – também traz elementos técnicos para contextualizar aspectos fundamentais da superdotação. Com base em estudos e profissionais da área, a mãe-autora conceitua o universo das pessoas identificadas, revela aspectos que caracterizam uma pessoa com altas habilidades e aponta as diferenças entre superdotação, genialidade e precocidade.

Claudia Tozzini Barretto também busca despertar no leitor um novo olhar sobre formas diferenciadas de aprendizagem, ao questionar o despreparo do ambiente escolar no Brasil, seja público ou privado, para receber alunos com os mais diversos tipos de condições. O prefácio de Maria Helena Oliveira, psicóloga que identificou Felipe, e posfácio de Maria Lúcia Sabatella, referência no assunto no Brasil, reforçam a importância da identificação e da ampliação da discussão no país na intenção de promover mudanças sociais e no âmbito educacional.

FICHA TÉCNICA

Título: Ele é Superdotado, e daí?

Autora: Claudia Tozzini Barretto

Editora: All Print

ISBN/ASIN: 978-65-5822-216-3

Formato: 14x21cm

Páginas: 224

Preço: R$ 44,90

Link de venda: site da autora

Sobre a autora: Claudia Tozzini Barretto é tradutora e licenciada em Língua e Literatura Francesas pela PUC/SP, com MBA em Direção de Empresas na FAAP. Tem formação em “Storytelling para marcas, empresas e pessoas” pela ESPM; é formada em Biblioterapia e, mais recentemente, tirou sua certificação como Facilitadora de Círculos de Mulheres pelo Instituto Ipê Amarelo.

Trabalhou por mais de 36 anos no mundo corporativo e agora se dedica à carreira de escritora. Em 2021, lançou um blog onde compartilha artigos sobre superdotação (assim como a venda do livro Ele é Superdotado, e daí?), também escreve sobre a força do Feminino e compartilha com os leitores resenhas de livros diversos que lê.

Compartilhe: