REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O volume acumulado de chuva em Paranavaí em abril deste ano foi de 293 milímetros. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o número supera em mais de três vezes a média histórica para o período, 87,3 milímetros.
Em fevereiro e março, os índices de precipitação também ficaram acima da média.
Bom para as atividades agrícolas e pecuárias, que obtiveram resultados positivos em toda a Região Noroeste. É o que explica a agrometeorologista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) Heverly Morais.
“Desde o segundo semestre de 2022 choveu bem no Paraná. Mesmo quando chove acima da média, se o solo é bem manejado, há infiltração da água e favorece o desenvolvimento das culturas.”
É o caso da mandiocultura, que alcançou boa produtividade e atendeu as demandas das fecularias. Após a colheita, os produtores já estão fazendo novo plantio e as lavouras estão apresentando crescimento animador graças à umidade do solo.
Da mesma forma, a citricultura e as pastagens foram beneficiadas pelo intenso volume de chuva ao longo dos últimos meses. Milho, trigo e arroz irrigado também.
Em relação à soja, a produção ficou acima da expectativa, superando as duas últimas safras, então prejudicadas pela longa estiagem que atingiu o Paraná desde meados de 2019 até o primeiro semestre de 2022. No cenário de chuvas abundantes, as perdas foram mínimas, com alguns casos pontuais em razão do excesso de umidade no solo.
O meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen destaca que em situações normais abril é um período de pouca chuva na faixa norte do estado, mas a região sofreu importante interferência dos eventos climáticos La Niña e El Niño.
A partir de maio, voltam as condições de neutralidade, “portanto se espera chuva para o mês mais próxima do normal”. Entre as características do outono, estação corrente, estão as quedas de temperatura mais frequentes e o tempo seco.
As precipitações mais espaçadas não deverão comprometer a produtividades das principais culturas da região, graças aos bons resultados alcançados até agora, estima a agrometeorologista do IDR-PR. A maioria dessas culturas, complementa Heverly Morais, está acostumada com menos chuva esta época do ano.
Previsão – Pelas previsões do Simepar, esta quarta-feira será marcada por céu claro e temperaturas variando de 18 a 27 graus.
A nebulosidade chega à região a partir de quinta-feira e até domingo as condições poderão variar de céu com muitas nuvens a tempo completamente nublado. Durante esse período, Paranavaí terá mínima de 18 graus – na quinta-feira – e máxima de 29 graus – na sexta-feira.