Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini

INFRAESTRUTURA

Volume de chuva compromete qualidade do asfalto em Paranavaí, justifica Prefeitura

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Os buracos no asfalto podem surpreender motoristas e motociclistas que saem da Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado para acessar a Rua Joaquim Castella, no Jardim Ipê, Paranavaí. Há quem consiga desviar, mas alguns só se dão conta do problema quando sentem o impacto dos pneus do carro afundando.

Na Avenida José Felipe Tequinha, no Jardim Oásis, o asfalto também está comprometido e o buraco no fim de uma curva oferece risco a quem trafega rumo ao centro da cidade.

Só para citar mais um exemplo: no prolongamento da Rua Silvio Vidal, no Jardim Central, um cone refletivo foi utilizado para indicar o buraco que avança pelo asfalto, mas à medida que a pista cede, o aparato de sinalização vai sendo engolido.

Desgastes, ondulações e buracos se espalham pelas vias públicas de Paranavaí e em alguns pontos é possível notar que as equipes da Secretaria de Infraestrutura estão fazendo tapa-buracos. Mas a solução não é duradoura.

Secretaria – Em resposta ao Diário do Noroeste, o secretário Mateus Marrique explicou que com o período de chuvas, “as patologias no pavimento são agravadas gerando vários fatores como capilaridade, infiltração e percolação”.

O acúmulo de água satura o solo e “esse pavimento saturado, quando submetido a grandes esforços e cargas diversas, sofre a ejeção de componentes causando danos à capa asfáltica”, complementou.

Recuperação – De acordo com Marrique, a Secretaria de Infraestrutura trabalha em projetos de recape asfáltico para futuros processos licitatórios, com estimativa de investimento de R$ 10 milhões. Serão priorizadas vias de grande tráfego.

“Além disso, a Secretaria iniciou um programa de micropavimentação nos bairros e nos distritos, a fim de recuperar cerca de 100 quadras de pavimento”, garantiu o secretário. E completou: “A Secretaria também já fez o encaminhamento para o setor de compras do processo licitatório para recapeamento asfáltico das marginais da Avenida Heitor Alencar Furtado”.

Chuva – Na última sexta-feira (10), o volume de chuva sobre Paranavaí chegou a 84,6 milímetros, segundo registros do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). A precipitação intensa contribuiu para elevar o índice pluviométrico de fevereiro e o valor acumulado até o fim da tarde de ontem (15) era de 137,2 milímetros.

Apesar de se aproximar da média histórica para todo o mês, que é de 160 milímetros, a situação deste ano ainda está longe da marca alcançada em 2013, quando o acumulado de chuva ao longo dos 28 dias foi de 371,8 milímetros.

A título de curiosidade, nos 15 primeiros dias de janeiro deste ano o Simepar mediu 209, 4 milímetros em Paranavaí.

Para esta quinta-feira (16), o Simepar prevê mais um dia chuvoso e o volume esperado é de 34,9 milímetros. A intensidade diminui gradativamente, com 22,2 milímetros na sexta-feira, 19,4 no sábado e 16,3 no domingo.

Compartilhe: