(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

TEMPO E TEMPERATURA

Volume de chuva em Paranavaí alcança 116 milímetros nos primeiros dias de outubro

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

A influência do fenômeno climático El Niño sobre o Paraná trouxe grandes volumes de chuva durante o fim de semana. Os valores mais significativos foram registrados domingo (8) e dois municípios da Região Noroeste apareceram entre os mais atingidos, Loanda e Paranavaí, com acumulados de 100 e 86,6 milímetros, respectivamente.

No caso de Paranavaí, os oito primeiros dias de outubro somam 116 milímetros, o que representa 77,17% da média histórica para todo o mês, pouco mais de 150 milímetros. O levantamento considera os registros desde 1997.

Apesar dos números expressivos coletados pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) até agora, 2023 ainda está longe de alcançar o recorde de chuva em outubro. O mais chuvoso data de 2009, quando o acumulado do período foi de 469,8 milímetros. Naquele momento também havia influência do fenômeno El Niño.

Sobre a possibilidade de um cenário semelhante ao de outubro de 2009, o meteorologista do Simepar Fernando Mendes explicou que situações atípicas “normalmente têm fatores dinâmicos da atmosfera associados, ou seja, não é tão simples de se repetirem. Mas pode acontecer”.

Ele lembra que há 14 anos a intensidade das mudanças climáticas trazidas por El Niño era moderada. As mais intensas foram constatadas na temporada 2015-16, mas com volume menor de chuva.

El Niño pode ser explicado como um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado pelo aquecimento acima da média das águas do Oceano Pacífico Tropical. Quando está em atuação, o calor é reforçado no verão e o inverno é menos rigoroso.

De acordo com a Organização Mundial Meteorológica (OMM), a média de temperaturas pode aumentar até 1,5°C entre 2023 e 2027.

Em Paranavaí os termômetros registraram números elevados entre a última semana de setembro e o começo de outubro. Para ter uma ideia, no dia 25 do mês passado o Simepar identificou a maior temperatura do ano, 38,4°C. O recorde da série histórica, desde 1997, é de outubro de 2020, quando Paranavaí chegou a 42,3°C.

Previsão – O site do Simepar (www.simepar.br) não aponta possibilidade de chuva hoje e amanhã (10 e 11), dias com predomínio de sol. No entanto, Paranavaí pode ter precipitação quinta-feira (12), feriado religioso alusivo à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. São esperados 19 milímetros de chuva.

Nesta terça-feira a temperatura não deve passar de 30°C, e os termômetros podem registrar até 34°C quarta e quinta-feira.

Somente no último domingo, precipitação acumulada ficou em 86 milímetros. Na próxima quinta, Paranavaí pode ter 19 milímetros de chuva
Foto: Arquivo DN
Compartilhe: