(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

FRIO

Volume de doações de sangue cai e deixa equipe do Hemonúcleo de Paranavaí em alerta

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Nesta semana, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) alertou sobre a redução no volume de doação de sangue em todo o Estado, especialmente os tipos O-, O+ e A-. O pedido pela mobilização dos voluntários acontece, sobretudo, com a aproximação do inverno e a tendência de temperaturas mais baixas.

O chefe do Hemonúcleo Regional de Paranavaí, Lucas de Oliveira, afirmou que em dias frios a frequência de doadores diminui. Ao longo da semana, os estoques de bolsas de sangue ficaram abaixo da regularidade, mas sem comprometer o abastecimento de 25 hospitais e unidades de saúde da região.

A depender dos resultados durante os próximos dias, a equipe do Hemonúcleo de Paranavaí poderá iniciar uma campanha de convocação dos voluntários. “Estamos monitorando a situação”, disse Oliveira.

Para doar, é necessário fazer o agendamento pela internet, no site da Secretaria de Estado da Saúde (www.saude.pr.gov.br/doacao). Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h e das 13h às 14h30, com exceção de quarta-feira, quando o expediente é exclusivamente pela manhã.

É preciso ter entre 16 e 69 anos de idade. Menores, só com autorização de um responsável legal. Idosos devem ter feito a primeira doação antes dos 60. É necessário estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e estar alimentado, evitando alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação.

São condições impeditivas: resfriado (aguardar até sete dias após o fim dos sintomas), gravidez, amamentação, ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e infecções sexualmente transmissíveis.

Serviço – O Hemonúcleo Regional de Paranavaí fica na Rua Rio Grande do Sul, 2.490, próximo à Santa Casa. Os telefones para contato são (44) 3421-3588 e 3421-3596.

Lucas de Oliveira disse que a situação será monitorada durante os próximos dias
Foto: Arquivo DN
Compartilhe: