(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini

RECORDE DE DOAÇÕES

Voluntários arrecadam 5 toneladas de alimentos para a Santa Casa de Paranavaí

Iniciativa de um grupo de Nova Londrina também contou com apoio da comunidade de Diamante do Norte, Itaúna do Sul e Marilena

REINALDO SILVA

Da Redação

Café da manhã, almoço, lanche da tarde, janta. Todos os dias, a Santa Casa de Paranavaí alimenta centenas de pessoas, entre pacientes, acompanhantes e funcionários. Para ter uma ideia, o consumo médio diário é de 25 quilos de arroz, 25 quilos de macarrão e 10 quilos de feijão. Em uma conta simples, considerando apenas esses três itens, são quase duas toneladas por mês.

O investimento é alto, por isso mesmo o grupo de amigos Amor ao Próximo, de Nova Londrina, decidiu promover uma ação em prol da Santa Casa. A mobilização da comunidade garantiu a arrecadação de cinco toneladas de alimentos, entregues à diretoria do hospital na tarde desta segunda-feira (16).

Foto: Ivan Fuquini

Moradores de Nova Londrina, Diamante do Norte, Itaúna do Sul e Marilena doaram arroz, feijão, macarrão, farinha de trigo, açúcar, sal, molho de tomate e óleo de soja, só para citar alguns exemplos. Também reuniram pacotes de fralda geriátrica e papel higiênico. “Foi um recorde de doações”, disse o diretor-geral da Santa Casa de Paranavaí, Héracles Alencar Arrais.

Os produtos foram transportados de Nova Londrina a Paranavaí em um caminhão, que chegou pouco depois das 14h. Participantes do projeto Amor ao Próximo, voluntários e representantes do hospital se encontraram na Unidade Morumbi; momento para agradecimentos.

“Para nós, foi uma surpresa. A doação chegou em hora muito boa, é uma ajuda enorme”, declarou Arrais. O presidente da Santa Casa, Renato Augusto Pltaz Guimarães, acrescentou: “O dinheiro que usaríamos para a compra de alimentos, poderemos usar para comprar parte dos medicamentos. É muito bom para nós”. A gerente assistencial Marily Vasconcelos Gomes também se pronunciou: “Fico emocionada. A gente vive a realidade do hospital todos os dias e sabe como é difícil manter. Obrigada”.

Renato Platz Guimarães falou da importância das doações para o hospital
Foto: Ivan Fuquini

O responsável por organizar a ação solidária é Geraldo Pereira da Silva. Ele resumiu as impressões sobre o apoio da comunidade: “É extraordinário”. Os voluntários não imaginavam que o volume de arrecadação seria tão grande, esperavam, talvez, duas toneladas de alimentos, um pouco mais, um pouco menos. Chegaram a cinco toneladas.

A maior quantidade foi recolhida no último sábado (14). Além do contato com os moradores, rua por rua, o grupo de voluntários promoveu um evento beneficente, com recreação para crianças, partida de futebol e barracas de alimentação e bebidas. Cada doação dava direito a uma cartela para participar do show de prêmios. “Foi um sucesso”, avaliou Silva.

Geraldo Pereira da Silva sobre o apoio da comunidade: “É extraordinário”
Foto: Ivan Fuquini

O voluntário Gerson Gonçalves da Silva, integrante do grupo Amor ao Próximo, contou que a iniciativa partiu de um motorista de ambulância que acompanhava as dificuldades enfrentadas pelos pacientes levados de Nova Londrina a outras cidades para atendimento médico. A primeira campanha foi realizada em maio de 2019, em prol da Casa de Apoio de Maringá, com arrecadação de 2.800 quilos de alimentos.

Desta vez, para ajudar a Santa Casa de Paranavaí, a mobilização começou tímida. Apenas quatro pessoas participaram das primeiras reuniões, mas a última contou com mais de 70. A ação solidária foi abraçada por empresas, sindicatos e entidades civis, com destaque para o Rotary Clube. No final, 300 voluntários estiveram envolvidos.

Compartilhe: