Escolhido para ser o treinador no projeto de reconstrução do Atlético Clube Paranavaí (ACP), William Sander vem fazendo jus à contratação. No time desde a temporada 2023, ele comandou a equipe em 22 partidas, das quais venceu 16, empatou 2 e perdeu 4, o que lhe garante aproveitamento de 75,75%. Os números são das séries C e B do Campeonato Paranaense. A segundona ainda está em andamento.
Neste período, a equipe já balançou as redes adversárias 45 vezes, média superior a 2 gols por partida. Já a defesa foi vazada em apenas 14 oportunidades. O ACP se sagrou campeão da Série C, em 2023, e na Série B está classificado para a semifinal, caso chegue à final, voltará à elite do estadual depois de 11 anos.
“Fico muito feliz pelo desempenho e aproveitamento, que melhora ainda mais jogando dentro de casa”, disse o treinador ao Diário do Noroeste em entrevista exclusiva.
Os números do treinador são melhores quando a análise é feita nos jogos no Estádio Municipal Doutor Waldemiro Wagner, em Paranavaí. Das 10 partidas na condição de mandante, o time venceu 9, aproveitamento de 90%. A única derrota em casa foi na primeira partida à frente do Vermelhinho. Na ocasião, o Nacional goleou o ACP por 4 a 0. Diante do seu torcedor.
O treinador afirmou que todo desempenho e resultado obtido até aqui são mérito do conjunto formado por diretoria, comissão técnica, jogadores, torcida e cidade. “O engajamento de todos faz o time crescer.”
No próximo domingo (30), o ACP tem confronto dificílimo pela frente, enfrentará o Paraná Clube na 9ª e última rodada da primeira fase da competição. A partida também definirá o adversário do Vermelhinho na semifinal. São três possibilidades, o próprio Paraná, o Patriotas ou Rio Branco.
Sander afirmou que independentemente da equipe, o torcedor pode esperar muito empenho, garra e luta até o último momento para que os objetivos sejam alcançados.
Quando apresentado em meados de agosto de 2023, Sander deixou clara a preferência pelo estilo de jogo de posse de bola e chegou até a citar suas referências, Fernando Diniz e Guardiola. Apesar de disputar divisões inferiores, nas quais alguns fatores não ajudam a impor o modelo, ele de fez com que o ACP tivesse boas apresentações.
“Deixo claro, ser der para jogar, joga. Se não, faz lançamento, porém não chutão e sim direcionado.”
Morando em Paranavaí há quase um ano, Sander contou que se sente bem no munícipio. Em 2024, sua família também se mudou para a cidade, fator que na sua avaliação traz mais tranquilidade para trabalhar. “Willian Sander é uma pessoa muito feliz, contente e familiarizado onde estou. Amo Paranavaí e espero contribuir.”
O carinho não é apenas pela cidade, o treinador afirmou que o ACP está marcado na vida profissional e pessoal. Foi no Vermelhinho que o Sander conquistou seu primeiro título como técnico principal.
Para ele, neste período duas partidas são especiais. A goleada por 4 a 0 sobre o Campo Mourão, na primeira partida da semifinal da Série C, e a vitória na decisão contra o Nacional.
Com o bom desempenho e os resultados positivos, sondagens e oportunidades para sair do ACP já apareceram, mas o treinador confirmou que tem contrato com o time e continua. “Quando chega algo, eu falo para não discutir, pois estamos focados na reta final.”