Cibele Chacon / Da Redação
Com apenas um nome para disputar a Prefeitura de Loanda nas eleições municipais de 2024, o atual prefeito Zé Maria, do Progressistas (PP), busca a reeleição. O município também contará com 75 candidatos a vereador, sendo 26 deles mulheres.
De acordo com o TSE, em casos de candidatura única, o processo eleitoral segue normalmente. Não há exigência de quórum mínimo de eleitores, e uma nova eleição só será convocada se o candidato não receber nenhum voto.
Zé Maria – Coligação Loanda no Caminho Certo
Nascido em Loanda, José Maria da Silva, conhecido como Zé Maria, atualmente ocupa o cargo de prefeito da cidade. Com uma trajetória política consolidada, ele já foi prefeito de Santa Cruz do Monte Castelo por dois mandatos antes de assumir a liderança em sua cidade natal. Agora, o candidato busca a reeleição, com o apoio da coligação “Loanda no Caminho Certo”, que inclui os partidos PP, MDB, Podemos, PL, PSB, União e PSD. Ele declarou um patrimônio total de R$ 250.040,00 ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tem como vice o Dr. Antonio Gil, do Partido Liberal (PL).
Em suas palavras, Zé Maria se mostra confiante quanto à continuidade de seu trabalho. “Eu quero ser mais quatro anos prefeito desse maravilhoso município, onde nasci”. O prefeito reconhece que ainda há muito a ser feito, mas destaca os avanços de sua gestão. “Nós não fizemos tudo, mas fizemos uma boa gestão. Precisamos ser modestos”, pondera.
Zé Maria enfatiza os desafios enfrentados no início de sua gestão, mencionando a falta de projetos e terrenos para obras importantes. “Quando assumimos, não tinha praticamente nenhum projeto pronto pra gente falar que executaria no primeiro ano do meu mandato. Nós tivemos que fazer tudo do zero. Não tínhamos um terreno para construir uma casa popular”, explica. No entanto, ele comemora as conquistas alcançadas. “Hoje já construímos e entregamos. Antes da eleição vamos entregar mais dois lotes. Nós temos licitadas 1.322 casas e não tínhamos nenhum terreno antes”, acrescenta.
O prefeito também destaca a força empreendedora da população local e o potencial de crescimento econômico de Loanda. “Vamos fazer o maior parque industrial onde serão doados 150 lotes para as indústrias. O povo de Loanda é um povo muito empreendedor e tem uma geração de emprego fantástica”, afirma Zé Maria, acreditando que a cidade está preparada para um futuro de desenvolvimento.