Foram anunciados nesta quinta-feira (18) os vencedores da etapa estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). Realizada em Curitiba, a premiação do Sebrae/PR reconheceu dez iniciativas que contribuíram para a criação ou o aprimoramento de um ambiente de negócios favorável à consolidação e ao crescimento das micro e pequenas empresa. Ao todo, foram 145 projetos inscritos no PSPE, vindos de 104 municípios de todas as regiões do Paraná.
A cerimônia contou com a presença de representantes dos 27 municípios que disputavam as dez categorias, totalizando 30 projetos, nas categorias: Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Turismo e Identidade Territorial; Sustentabilidade e Meio Ambiente; Empreendedorismo Rural; Cidade Empreendedora; Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo; e Governança Territorial.
“O Sebrae tem feito um trabalho extraordinário em todos os municípios do Paraná. Ele tem ajudado as empresas e os micro e pequenos empresários, além dos MEI. Isso auxilia muito no desenvolvimento das nossas cidades. O Estado cresce ainda mais tendo parceiros que fomentam o ambiente de negócios e as boas práticas em iniciativas como esta premiação”, reconheceu Darci Piana, governador em exercício do Paraná.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercílio Santinoni, ressalta a relevância das gestões municipais ao trabalhar assuntos como modernização, economicidade, desburocratização, inovação, integridade e respeito aos recursos públicos.
“Os projetos deixam um legado importante, eles promovem o desenvolvimento econômico e social, além de fortalecer micro e pequenos empreendedores. E isso faz parte do nosso compromisso, do nosso trabalho de viabilizar sonhos e apoiar no desenvolvimento de serviços e produtos que gerem valor e atendam as necessidades locais”, afirmou.
Durante a celebração, o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, lançou o livro “Histórias que Transformam”, onde é possível conhecer as 30 iniciativas paranaenses do Prêmio. Além disso, também apresentou o Guia Candidato Empreendedor, ferramenta que postulantes aos cargos de prefeito e vereador podem utilizar para incluir medidas em seus Plano de Governo, tendo como foco a melhoria do ambiente de negócios e de desenvolvimento as micro e pequenas empresas.
O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, apontou para a importância das iniciativas municipais, que propiciam um ambiente de negócios mais favorável para empreender e que impactam na vida dos cidadãos.
“O Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora reconhece o impacto desse ambiente e todos os que trabalham para melhorar a vida das pessoas pela força dos empreendedores e empreendedoras nas bases, que são os municípios. Nesta noite reconhecemos os vencedores, todavia, temos que celebrar que todos os 145 inscritos estão em prática, impactando a população nas suas respectivas cidades”, ponderou Tioqueta.
Dentre as autoridades que estiveram presentes, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto; o secretário interino da Indústria, Comércio e Serviços, Christiano Puppi; e o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, Luiz Gava Neto, além de conselheiros da instituição e lideranças. A final nacional do PSPE acontecerá em Brasília, no dia 11 de junho.
CIDADES PREMIADAS
Jacarezinho, Foz do Iguaçu, Assaí, Cerro Azul, Bom Jesus do Sul, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Londrina, Curitiba e Pato Branco.