As estradas do Paraná recebem na próxima semana a 29ª edição do Rally Transparaná, com um roteiro passando por mais de 173 municípios. Cruzando o Estado da Costa Oeste à Costa Leste, a competição tem como objetivo mostrar as belezas naturais e fomentar o esporte de aventura por meio do turismo, ações sociais e ambientais que contribuem com a distribuição de renda para todas as cidades que recebem o evento.
O maior rally de regularidades das Américas é uma realização do Jeep Clube de Curitiba, em conjunto com o Governo do Estado – o evento integra a programação dos Jogos de Aventura e Natureza (JAN).
Com seis dias de muita aventura, o rally tem início na segunda-feira (20) em Foz do Iguaçu, no complexo Movie Cars, com a largada promocional de todas as categorias, e chegada em Curitiba, no Palácio Iguaçu, no sábado (25).
Além de Foz do Iguaçu e da Capital, os comboios irão percorrer as quatro regiões do Estado, com paradas estratégicas em mais 11 cidades hospedeiras: Cascavel, Guaíra, Laranjeiras do Sul, Guarapuava, Maringá, Barracão, Pato Branco, União da Vitória, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Castro. O número de cidades percorridas, no total, pode variar conforme a rota que o participante traçar.
São mais de 200 inscritos nas 12 categorias de carros e motos: Rally 4×4 Master, Rally 4×4 Graduados, Rally 4×4 Turismo, Rally 4×4 Light, Trilha 4×4, Passeio Adventure, Big Trail Enduro, Big Trail Turismo, Big Trail Turismo Garupa, Big Trail Turismo Duplas, Big Trail Turismo Feminina e Big Trail Turismo até 450cc.
De acordo com o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, a edição de 2023 será uma das maiores já realizadas. “Na semana do Carnaval teremos a largada do grande Rally Transparaná, que é a maior prova de regularidades da América Latina. Teremos mais de 200 inscritos que vão percorrer as quatro regiões do Paraná movimentando o turismo e a economia”, disse.
O diretor de Inovação e Desenvolvimento do Esporte, Tiago Campos, também destaca os benefícios do rally. “O objetivo do evento e dos Jogos de Aventura e Natureza é movimentar as cidades economicamente e turisticamente, além de gerar empregos. Será uma grande festa em todos os municípios hospedeiros. Esses jipes passam, os participantes se hospedam, se alimentam nas regiões, os familiares e todo o staff acompanham, movimentando todas as cidades envolvidas”.
Comentários 0