(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050
FAZER CADASTRO
  • Entrar
  
ASSINE
DIÁRIO DO NOROESTE
  • INÍCIO
  • PARANAVAÍ
  • REGIÃO
    • Todas
    • Alto Paraná
    • Amaporã
    • Diamante do Norte
    • Guairaçá
    • Itaúna do Sul
    • Loanda
    • Marilena
    • Mirador
    • Nova Aliança do Ivaí
    • Nova Esperança
    • Nova Londrina
    • Paraíso do Norte
    • Planaltina do Paraná
    • Porto Rico
    • Querência do Norte
    • Rondon
    • Santa Cruz de Monte Castelo
    • Santa Isabel do Ivaí
    • Santa Mônica
    • Santo Antônio do Caiuá
    • São Carlos do Ivaí
    • São João do Caiuá
    • São Pedro do Paraná
    • Tamboara
    • Terra Rica
    Atraso na vacinação infantil: espera pelo “dia perfeito” pode colocar crianças em risco

    Atraso na vacinação infantil: espera pelo “dia perfeito” pode colocar crianças em risco

    São João do Caiuá é o primeiro município do Brasil a garantir licença-maternidade de 8 meses

    São João do Caiuá é o primeiro município do Brasil a garantir licença-maternidade de 8 meses

    Sicredi disponibiliza R$ 68 bilhões no Plano Safra 2025/2026

    Sicredi disponibiliza R$ 68 bilhões no Plano Safra 2025/2026

    Adolescente de 15 anos é apreendido com 408 kg de maconha em carro roubado

    Adolescente de 15 anos é apreendido com 408 kg de maconha em carro roubado

    PRF apreende dois caminhões com 15 mil pares de calçados falsificados na BR-376

    PRF apreende dois caminhões com 15 mil pares de calçados falsificados na BR-376

    Hospital da Criança de Maringá recebe autorização para iniciar atendimento oncológico

    Hospital da Criança de Maringá recebe autorização para iniciar atendimento oncológico

    Aposta da região de Paranavaí acerta a quina e fatura R$ 96 mil na Mega-Sena

    Aposta da região de Paranavaí acerta a quina e fatura R$ 96 mil na Mega-Sena

    Com público recorde e impacto positivo no comércio, festa de 73 anos de Santa Isabel do Ivaí entra para a história

    Com público recorde e impacto positivo no comércio, festa de 73 anos de Santa Isabel do Ivaí entra para a história

    “Tecnologia não é para temer”: empresário leva robô humanóide ao Parque do Ingá e viraliza em Maringá; VÍDEO

    “Tecnologia não é para temer”: empresário leva robô humanóide ao Parque do Ingá e viraliza em Maringá; VÍDEO

    Prova do Vestibular de Inverno da UEM será aplicada neste domingo em 11 cidades

    Prova do Vestibular de Inverno da UEM será aplicada neste domingo em 11 cidades

    Fenômeno “Lua do veado” poderá ser visto no céu de Paranavaí e região nesta quinta

    Fenômeno “Lua do veado” poderá ser visto no céu de Paranavaí e região nesta quinta

    UEM abre seleção para professores com salários de até R$ 10 mil

    UEM abre seleção para professores com salários de até R$ 10 mil

  • Coluna Social
  • Esporte
  • Gastronomia
  • Agenda DN
  • Viva Bem
  • DN EVENTOS
  • Você no DN
    • Cobertura Éffeta
    • Transmissão – Jogos São Lucas
    • Semeando Leitores
    • VEÍCULOS E IMÓVEIS
Sem resultados
Ver todos resultados
DIÁRIO DO NOROESTE
  • INÍCIO
  • PARANAVAÍ
  • REGIÃO
    • Todas
    • Alto Paraná
    • Amaporã
    • Diamante do Norte
    • Guairaçá
    • Itaúna do Sul
    • Loanda
    • Marilena
    • Mirador
    • Nova Aliança do Ivaí
    • Nova Esperança
    • Nova Londrina
    • Paraíso do Norte
    • Planaltina do Paraná
    • Porto Rico
    • Querência do Norte
    • Rondon
    • Santa Cruz de Monte Castelo
    • Santa Isabel do Ivaí
    • Santa Mônica
    • Santo Antônio do Caiuá
    • São Carlos do Ivaí
    • São João do Caiuá
    • São Pedro do Paraná
    • Tamboara
    • Terra Rica
    Atraso na vacinação infantil: espera pelo “dia perfeito” pode colocar crianças em risco

    Atraso na vacinação infantil: espera pelo “dia perfeito” pode colocar crianças em risco

    São João do Caiuá é o primeiro município do Brasil a garantir licença-maternidade de 8 meses

    São João do Caiuá é o primeiro município do Brasil a garantir licença-maternidade de 8 meses

    Sicredi disponibiliza R$ 68 bilhões no Plano Safra 2025/2026

    Sicredi disponibiliza R$ 68 bilhões no Plano Safra 2025/2026

    Adolescente de 15 anos é apreendido com 408 kg de maconha em carro roubado

    Adolescente de 15 anos é apreendido com 408 kg de maconha em carro roubado

    PRF apreende dois caminhões com 15 mil pares de calçados falsificados na BR-376

    PRF apreende dois caminhões com 15 mil pares de calçados falsificados na BR-376

    Hospital da Criança de Maringá recebe autorização para iniciar atendimento oncológico

    Hospital da Criança de Maringá recebe autorização para iniciar atendimento oncológico

    Aposta da região de Paranavaí acerta a quina e fatura R$ 96 mil na Mega-Sena

    Aposta da região de Paranavaí acerta a quina e fatura R$ 96 mil na Mega-Sena

    Com público recorde e impacto positivo no comércio, festa de 73 anos de Santa Isabel do Ivaí entra para a história

    Com público recorde e impacto positivo no comércio, festa de 73 anos de Santa Isabel do Ivaí entra para a história

    “Tecnologia não é para temer”: empresário leva robô humanóide ao Parque do Ingá e viraliza em Maringá; VÍDEO

    “Tecnologia não é para temer”: empresário leva robô humanóide ao Parque do Ingá e viraliza em Maringá; VÍDEO

    Prova do Vestibular de Inverno da UEM será aplicada neste domingo em 11 cidades

    Prova do Vestibular de Inverno da UEM será aplicada neste domingo em 11 cidades

    Fenômeno “Lua do veado” poderá ser visto no céu de Paranavaí e região nesta quinta

    Fenômeno “Lua do veado” poderá ser visto no céu de Paranavaí e região nesta quinta

    UEM abre seleção para professores com salários de até R$ 10 mil

    UEM abre seleção para professores com salários de até R$ 10 mil

  • Coluna Social
  • Esporte
  • Gastronomia
  • Agenda DN
  • Viva Bem
  • DN EVENTOS
  • Você no DN
    • Cobertura Éffeta
    • Transmissão – Jogos São Lucas
    • Semeando Leitores
    • VEÍCULOS E IMÓVEIS
Sem resultados
Ver todos resultados
DIÁRIO DO NOROESTE
(44) 3421-4050
(44) 99177-4050
Sem resultados
Ver todos resultados

PESQUISA

95,4% dos brasileiros querem ser ouvidos pelas marcas em que compram

26 de novembro de 2021
Tempo de leitura: 5 min
A A
95,4% dos brasileiros querem ser  ouvidos pelas marcas em que compram
Enviar por WhatsappCompartilhar FacebookTelegramEnviar por e-mail

Um bom atendimento tem muitos reflexos nas marcas e é um dos quesitos de fidelização de consumidores. Uma pesquisa da Hibou – empresa de monitoramento de pesquisas – falou com mais de 1700 brasileiros sobre o quanto o atendimento impacta na hora da compra. 92,9% dos consumidores analisam que o bom atendimento ainda é o grande diferencial. A escuta nos canais de atendimento foi apontada por 95,4%, que deseja ser ouvido pelo atendente da marca.

A tríade “qualidade x custo/benefício x atendimento” se mantém em alta. Todo consumidor busca qualidade na sua compra (98%) e consideram o bom custo x benefício (94,9%) entendendo o que faz sentido para que a qualidade esteja presente. Já 77% desejam ter uma boa experiência de compra, o que para 65,6% pode incluir o atendimento via multicanais. Além disso, durante a escolha dos produtos e serviços, 90% ficam de olho na facilidade de uso/instalação; 83,7% analisam o preço pago; 82,7% observam a garantia; 81,7% valorizam a rede de assistência técnica.

No atendimento direto, com o time de vendas na linha de frente, 49,5% dos brasileiros acreditam que os colaboradores podem impactar por completo a experiência de compra do consumidor em qualquer canal de contato ou em diferentes momentos da jornada de compras. A tecnologia ajuda, mas para 54,8% dos brasileiros ter um relacionamento humanizado e constante seria muito importante, pois apenas 35,9% enxerga isso acontecendo nesse momento, ou seja, existe um GAP entre a expectativa e o que o consumidor percebe com a realidade atual. Essa é uma oportunidade para marcas se posicionarem. Isso também acontece sobre o histórico de atendimento disponível para os atendentes é um desejo para 32.7% dos brasileiros mas é visto como realidade para menos da metade deles (14,3%).

O combo ideal para um atendimento excelente

Em destaque estão a boa comunicação, clareza e educação entre a marca e o consumidor. Um atendimento que explique de maneira clara sobre o assunto é determinante para 95,6%; 95,4% quer ser ouvido e entendido pelo atendente; 95,1% acreditam que o atendente deve conhecer bem o produto/serviço com o qual trabalha; 92,6% quer que haja clareza em relação às vantagens e desvantagens de um produto; 90,6% busca por agilidade para resolver dúvidas; e 74,2% quer receber sugestões pertinentes ao que está perguntando.

“Os clientes buscam um atendimento que aconteça de forma clara e ágil, querem ser ouvidos sobre suas necessidades e esperam que os canais estejam preparados para responder a dúvidas, dar sugestões e solucionar os problemas com praticidade e consistência. Neste sentido, as marcas devem oferecer equipes bem treinadas que entendam o consumidor”, afirma Lígia Mello, CEO da Hibou e coordenadora da pesquisa.

A educação e o respeito estão no topo da lista do bom atendimento e, caso passem por situação de grosseria ou malcriação, 65,5% dos brasileiros evitariam fazer negócios com tal marca; e 48,5% não voltariam a lugares que não tenham um atendimento amigável.

As marcas estão preparadas?

Para 61,7% dos brasileiros as empresas ainda não estão totalmente preparadas para atender os consumidores. “E é importante estar atento a este ponto, pois o atendimento excepcional é capaz de fidelizar os consumidores”, diz Lígia. 42,5% dos brasileiros se mantêm cliente de alguma marca em função do atendimento oferecido, ou seja, o cuidado gera fidelidade. Os segmentos de alimentos e bebidas (10,1%), marketplaces(9%) e moda (8.7%) estão no topo desta lista.

Por outro lado, na visão dos consumidores, alguns setores até melhoraram sua postura de atendimento, mas a grande maioria se mantém no topo entre os mais difíceis de se relacionar. Para 47,1% são as operadoras de cartão de crédito; 29,2% consideram os bancos e operadoras de cartões de crédito; 28,9% é o poder público; 27% são os provedores de TV a cabo/internet fixa, entre outros.

“A reputação positiva das marcas é alcançada a partir das percepções dos consumidores cada vez mais atentos e que estão em curva de aprendizado para não se tornarem reféns de uma só marca. É neste momento que a concorrência e novos players podem aproveitar a oportunidade, treinar sua equipe, garantir boa reputação e conquistar clientes fiéis. A perda de compras recorrentes após reclamações ou falta de atendimento pode afetar os ganhos de uma empresa, além de acabar com sua boa avaliação no mercado”, analisa Lígia.

A percepção do atendimento é crucial na fidelização e retenção de clientes e na recorrência de compras. Mais da metade dos consumidores (53,7%), simplesmente muda de fornecedor após ser mal atendido; eles também compartilham com os amigos e colegas sobre a má experiência (45%); fazem uma reclamação no mesmo momento (42,6%); reclamam por outros canais de atendimento da empresa (26,3%); e publicam nas redes sociais sobre a experiência ruim (16,9%).

Marketing boca a boca ainda funciona?

As indicações e as opiniões de outros compradores influenciam na escolha e na compra. Atentos, 58,3% dos consumidores recorrem às avaliações em portais de reclamação de consumidores; 47,8% avaliam as notas baixas junto aos outros consumidores. Eles também evitam fazer negócios com marcas que aparecem na mídia em algum escândalo de corrupção (47,1%); empresas em que os canais de atendimento sejam ineficientes (44,6%); marcas em que exista acusação de assédio (42,7%); empresas nas quais os funcionários estão despreparados e não sabem sobre o produto/serviço que vendem (41,1%), entre outros fatores.

O pós-venda é afetado, pois ao passar por dificuldades nos atendimentos, 35,6% desistem da compra a partir de um mau atendimento. E mesmo que 51,3% dêem oportunidades para as marcas, após passarem por 2 ou 3 experiências ruins, logo há perda de confiança e desistência da compra, enquanto 12,3% deixam de consumir após várias experiências ruins. “Apenas 0,9% mantém as compras com a marca mesmo colecionando más experiências, o que é um número pequeno!”, destaca Lígia. “Investir em um bom atendimento garante fidelidade e oportunidade de ganho de mercado, uma vez que os clientes satisfeitos falam bem da marca, convidando outros para viverem a mesma experiência”.

Sobre a Hibou

A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, existente há mais de 11 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 20 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.

Notícias Relacionadas

Inédita no Paraná, operação “Sem Grau” mobiliza forças de segurança para coibir manobras perigosas com motocicletas
PARANAVAÍ

Inédita no Paraná, operação “Sem Grau” mobiliza forças de segurança para coibir manobras perigosas com motocicletas

24 de junho de 2025
Polícia registra 3,4 mil infrações de trânsito no feriado de Corpus Christi
OPERAÇÃO

Polícia registra 3,4 mil infrações de trânsito no feriado de Corpus Christi

24 de junho de 2025
Supermercado de Paranavaí realiza mutirão de emprego nesta quarta-feira; veja vagas
OPORTUNIDADE

Supermercado de Paranavaí realiza mutirão de emprego nesta quarta-feira; veja vagas

10 de junho de 2025
Acidente entre carro e moto na PR-182 deixa mulher gravemente ferida
NESTA MANHÃ

Acidente entre carro e moto na PR-182 deixa mulher gravemente ferida

2 de junho de 2025
Mais Notícias
Atendimentos emergenciais serão  concentrados nos números 191, 193 e 198

Atendimentos emergenciais serão concentrados nos números 191, 193 e 198

Proibir o Carnaval e orientar o povo

Proibir o Carnaval e orientar o povo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atraso na vacinação infantil: espera pelo “dia perfeito” pode colocar crianças em risco
__NOTÍCIAS

Atraso na vacinação infantil: espera pelo “dia perfeito” pode colocar crianças em risco

15 de julho de 2025
0

A vacinação é considerada um dos meios mais eficazes de prevenção a doenças graves e garantia de saúde à população....

Leia Mais
Fomento Paraná abre nova campanha de renegociação de dívidas do microcrédito

Fomento Paraná abre nova campanha de renegociação de dívidas do microcrédito

15 de julho de 2025
Projeto cria sistema digital para acompanhar fila do SUS em tempo real

Projeto cria sistema digital para acompanhar fila do SUS em tempo real

15 de julho de 2025
Adaptação à altitude refletirá no desempenho da seleção, diz treinador após a estreia

Adaptação à altitude refletirá no desempenho da seleção, diz treinador após a estreia

15 de julho de 2025
PM lança concurso de fotografia para comemorar 171 anos da corporação

PM lança concurso de fotografia para comemorar 171 anos da corporação

15 de julho de 2025
  • Expediente
  • Assine o DN
  • Edição Impressa
  • Classificados
  • Fale com o DN

Venha nos visitar
Av. Paraná, 1100 - Jardim América - Paranavaí - PR
CEP 87705-190
Fale com a Recepção: (44) 3421-4050

Como chegar?

Fale com o DN

MSN WEB

DN
PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS
E FIQUE ATUALIZADO
×
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Login | Minha conta
  • Faça seu cadastro no DN
  • Assine o Jornal
  • Edição Impressa
  • Publicação Legal
  • Coluna Social
  • NOTÍCIAS
  • PARANAVAÍ
  • Esporte
  • Gastronomia
  • Cobertura Éffeta
  • Transmissão – Jogos São Lucas
  • Semeando Leitores
  • Viva Bem
  • Agenda DN
  • REGIÃO
    • Alto Paraná
    • Amaporã
    • Diamante do Norte
    • Guairaçá
    • Itaúna do Sul
    • Loanda
    • Marilena
    • Mirador
    • Nova Aliança do Ivaí
    • Nova Londrina
    • Paraíso do Norte
    • Planaltina do Paraná
    • Porto Rico
    • Querência do Norte
    • Rondon
    • Santa Cruz de Monte Castelo
    • Santa Isabel do Ivaí
    • Santa Mônica
    • Santo Antônio do Caiuá
    • São Carlos do Ivaí
    • São João do Caiuá
    • São Pedro do Paraná
    • Tamboara
    • Terra Rica
  • Entre em Contato

MSN WEB

Seja bem vindo caro leitor

Faça login na sua conta abaixo

Esqueceu sua senha?

Recuperar sua senha

Entre com seu usuário ou e-mail utilizado no cadastro para recuperar sua senha.

Conectar ao DN
  • Fale com o Diário
  • Facebook Diário do Noroeste
  • Instagram Diário
  • Canal Diário
  • Ligue (44) 3421-4050

ASSINE O DN

Clique aqui