REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O Dia de Finados está chegando. Celebrado nesta quinta-feira (2), o feriado religioso traz mudanças no funcionamento de repartições públicas, agências bancárias, mercados e comércio de Paranavaí.
Nas lojas do Centro e dos bairros não haverá expediente e os atendimentos serão retomados sexta-feira (3) normalmente, das 8h às 18h, conforme consta da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que é o acordo legal entre os sindicatos que representam patrões e empregados, respectivamente Sivapar e Sindoscom.
A CCT também trata do funcionamento do Shopping Cidade Paranavaí e permite a abertura das 14h às 20h nesta quinta-feira.
Havan e lojas de departamento estão autorizadas a manter a jornada de trabalho convencional, desde que seja feita a remuneração devida dos funcionários em razão do feriado.
Mercearias, minimercados, mercados, supermercados e hipermercados, tanto varejistas quanto atacadistas, poderão abrir das 7h às 20h, mesmo horário definido para os demais feriados do ano. As exceções ficam por conta dos dias 25 de dezembro, 1º de janeiro e 1º de maio, quando não há previsão legal para funcionamento.
Seguindo o calendário da Federação dos Bancos do Brasil (Febraban), não haverá expediente em agências bancárias e cooperativas de crédito nesta quinta-feira. A data não conta como dia útil para fins de operações praticadas no mercado financeiro. Mesmo assim, os clientes terão acesso aos canais digitais e de autoatendimento.
Serviços públicos – A maioria das repartições públicas municipais permanecerá fechada no feriado e no dia seguinte, cumprindo o recesso decretado pelo prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ). Os serviços serão normalizados a partir de segunda-feira (6).
Há exceções: escolas e centros municipais de educação infantil terão atividades no período usual durante a sexta-feira, da mesma forma que a Unidade Básica de Saúde (UBS) central, que é ponto de apoio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e atenderá sexta-feira das 7h às 17h. A UPA abrirá normalmente todos os dias. A Farmácia Municipal do Centro também fecha no feriado e funciona em horário especial na sexta-feira, das 11h às 16h30. Já o ponto de apoio na Vila Operária fecha nos dois dias e volta a atender segunda-feira.
As coletas de lixo doméstico e reciclável e a varrição serão interrompidas apenas na quinta-feira, sendo retomadas no dia seguinte.
No caso dos serviços públicos estaduais, também haverá interrupção nos dois dias, pois sexta-feira será ponto facultativo, conforme decreto do governador Carlos Massa Ratinho Junior.