Os municípios pertencentes ao Território da Cidadania Encontro das Águas se reuniram na última semana em Querência do Norte para reunião da Câmara Técnica de Segurança Pública. O encontro teve a participação de prefeitos, secretários, além de várias autoridades de segurança pública que integram a “BASE VIGIA”. As lideranças apresentaram aos prefeitos e representantes como funciona a base de fronteira de Querência do Norte.
O agente da Polícia Federal Eduardo Betinni, criador do sistema de vigilância de fronteiras (V.I.G.I.A.), fez um resgate histórico das ações das forças de repressão ao crime organizado na região.
Destacou a importância da presença da base em Querência e sua atuação nos municípios do Território. O VIGIA está alinhado com o Programa de Proteção Integrada das Fronteiras e conta com a atuação das seguintes instituições: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Força Nacional de Segurança Pública, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Instituto Nacional do Meio Ambiente (Ibama), Receita Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira.
Também participaram do Encontro o Ministério Público da Comarca de Loanda, o deputado estadual Delegado Fernando e o Deputado Federal Fernando Giacobo.