(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ELEIÇÃO/AMUNPAR

Julio Leite: “Volto animado para fazer ainda melhor”

REINALDO SILVA – reinaldo@diariodonoroeste.com.br

O prefeito de Terra Rica, Julio Leite, foi eleito presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) e chegará ao terceiro mandato – antes, esteve à frente da entidade em 2021 e 2022. “Já tive duas oportunidades, então volto com muito gás, muito animado para fazer ainda melhor do que já fiz.”

A eleição aconteceu nesta quinta-feira (21) e contou com a participação de 22 dos 28 prefeitos da região. Julio Leite recebeu 12 votos, dois a mais do que o concorrente, o prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo, Fran Boni.

A posse está marcada para o dia 26 de janeiro.

Prefeitos se reuniram na manhã desta quinta-feira para votar e definir o novo presidente
Foto: Ivan Fuquini

O presidente eleito disse que tem novas ideias para colocar em prática ao longo de 2024, quer deixar a Amunpar mais tecnológica, mais moderna e desenvolver estratégias para atrair os prefeitos da região em torno das pautas regionais.

Citou a duplicação da BR-376, no trecho entre Paranavaí e Nova Londrina. “Já está bem claro para o governo [federal] que sem a duplicação não vamos aceitar o pedágio.”

Em recente viagem a Brasília, lideranças do Noroeste do Paraná levaram a reivindicação ao Ministério dos Transportes e à Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). Voltaram com a percepção de que a obra será incluída no novo contrato de concessão rodoviária, previsto para o ano que vem.

O próximo passo, disse Julio Leite, será definir o local de instalação da praça de pedágio. A preocupação é que o novo ponto de cobrança estimule os motoristas a desviarem a rota, passando por dentro de municípios que não estão preparados para o grande fluxo de veículos. A ideia inicial era construir em Guairaçá.

Também está na lista de pautas prioritárias a construção da ponte entre Paraná e Mato Grosso do Sul. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) está em andamento, custeado pela Itaipu. Julio Leite garantiu que mantém bom relacionamento com a empresa binacional.

O prefeito de Terra Rica se apega à experiência que teve nos dois anos à frente da Amunpar. “Quando você interrompe o mandato e volta, é diferente, você volta com outras ideias, percebe onde falhou. Volto mais experiente.”

A diretoria eleita nesta quinta-feira é composta por Fabiano Travain, de Mirador, na primeira vice-presidência; Eliel Corrêa, de Diamante do Norte, na segunda vice-presidência; Ulisses de Souza, de Nova Aliança do Ivaí, na função de secretário; e Beto Vizzotto, de Paraíso do Norte, como secretário administrativo.

Compartilhe: