Nesta quinta-feira (8), o Centro de Eventos de Paranavaí permanecerá fechado e não haverá vacinação contra a Covid-19. O anúncio foi feito pela secretária de Saúde Andréia Vilar pelas redes sociais. Ela informa que a paralisação da estratégia de imunização em massa se deve à falta de vacinas e as aplicações de primeiras doses serão retomadas assim que uma nova remessa chegar a Paranavaí. A expectativa é que os imunizantes cheguem já nesta sexta-feira (9) e, assim, outras faixas etárias sejam incluídas no cronograma de vacinação.
Levantamento da Secretaria de Saúde mostra que nos três dias de imunização em julho, foram aplicadas 6.396 primeiras doses: 1.997 na segunda-feira (5), 2.263 na terça-feira (6) e 2.136 na quarta-feira (7). Considerando todo o período de aplicação das doses no Centro de Eventos, a partir de 1º de junho, foram atendidas 23.030 pessoas em 14 dias, média de 1.645 aplicações diárias.
Até quarta-feira, as doses de imunizantes foram destinadas a pessoas de 38 a 59 anos de idade, gestantes, puérperas, pacientes com doenças crônicas ou deficiência permanente, profissionais da educação e motoristas. O objetivo é avançar rapidamente até chegar à população de 18 anos. De acordo com o Governo do Estado, que envia as vacinas para os municípios através das regionais de Saúde, a expectativa é fechar essa conta até o final de agosto.
Em relação às segundas doses, somente no Centro de Eventos foram feitas 610 aplicações em seis dias (12, 22, 23, 24, 25 e 29 de junho). Nesta quinta-feira, nova remessa de imunizantes destinados à etapa de reforço deverá ser distribuída para os municípios. Em Paranavaí, essas doses da Coronavac e da Astrazeneca serão encaminhadas para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Coloninha e Zona Leste, dando continuidade ao esquema vacinal de quem está entrando no prazo indicado na Carteira de Vacinação. O Centro de Eventos ficará disponível especificamente para atender quem precisa receber a primeira aplicação. (Reinaldo Silva)