(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

RITA DE CÁSSIA MARCIANO

Mulher, o mundo é do tamanho dos seus sonhos

Quando chegou a Paranavaí, em 1995, Rita de Cássia Marciano queria empreender. Ser dona do próprio negócio parecia a melhor maneira de permanecer no Brasil e não precisar voltar ao Japão.

Não havia casas de frango na cidade, por isso decidiu investir. Desde então, alimentou um sonho: ver a produção extrapolando os limites de Paranavaí e chegando a outros municípios.

O primeiro ponto de vendas ficava na esquina das ruas Getúlio Vargas e Guaporé, na região central. Ali, Rita dava os primeiros passos de uma jornada que, anos mais tarde, a levaria à realização profissional.

As dificuldades no caminho moldaram a história de vida da empresária e ajudaram a construir trajetória de sucesso da Casa de Carnes Piko’s Frangos.

 

A proposta inicial era vender dois tipos de frango, picado e assado recheado com farofa, mas Rita não sabia como fazer os cortes, tampouco conhecia receitas para fazer o recheio. O dia da inauguração se aproximava e ela teve de aprender tudo, quase que às pressas, e assim finalizar os produtos a tempo.

Ao relembrar o episódio, comenta:

“Depois que fiz a primeira farofa, me propus: ‘Agora vou aprender’. Foi o empurrão que eu precisava para realmente melhorar”.

Pouco a pouco, Rita descobriu técnicas de preparo e acrescentou sabores aos frangos picados e assados. Os ajustes culinários impulsionaram o movimento e logo surgiu também a demanda por carne vermelha.

A casa de frangos se transformou em açougue e teve mais dois endereços, um deles, no encontro das ruas Getúlio Vargas e Luiz Spigolon, onde permaneceu por um ano. O espaço era alugado, e o fim do contrato obrigou a procura por outro ponto; oportunidade para comprar o próprio prédio, agora na esquina da Manoel Ribas com a Edson Martins.

A aquisição do imóvel trouxe perspectivas diferentes, e Rita passou a produzir alimentos pré-prontos – bife empanado, almôndega, hambúrguer… O objetivo era ajudar principalmente as mulheres que buscavam refeições de preparo rápido para equilibrar a correria diária.

Durante toda essa jornada, a empresária priorizou diferentes aspectos de sua vida: o casamento, a educação da filha Mariana Tami Marciano Harada, hoje formada em Medicina, o atendimento aos clientes.

Por mais de 20 anos, esqueceu-se de si mesma e dos próprios sonhos. Era chegada a hora de se colocar em primeiro lugar. E foi o que ela fez.

Os incontáveis testes para chegar à receita perfeita de hambúrguer proporcionaram resultados de excelência, e – não poderia ser diferente – os consumidores gostaram muito do produto. A resposta positiva reacendeu o sonho adormecido de Rita, que voltou a desejar a expansão das vendas para além dos limites municipais – só que em vez do frango assado, que era a ideia lá no começo, seria o hambúrguer, o Pikosburg.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Buscou incansavelmente a certificação necessária para vender alimentos de origem animal em todo o território paranaense. Depois de muita burocracia, venceu mais essa etapa e hoje é uma das únicas de Paranavaí a integrar o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf).

O comércio de hambúrgueres e almôndegas ainda está em fase de desenvolvimento, mas Rita sabe que não há limites para quem sonha alto.

Baseia-se na fé para motivar outras mulheres:

“Nunca desista dos seus sonhos. Por mais que o meu tenha ficado adormecido, ele estava ali. Se Deus coloca um sonho no seu coração, com certeza você pode realizá-lo. Basta acreditar. Isso se chama fé”.

Siga as redes sociais:
Instagram: @pikosfoods

Facebook: Pikos Frangos

Telefone de contato: 44 9 9827-3400

Compartilhe: