REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Na manhã desta sexta-feira (22), o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, anunciou novos investimentos em Alto Paraná. Os recursos serão aplicados na compra de equipamentos e insumos para o Pronto Atendimento Municipal (PAM) e na construção de mais uma unidade básica de saúde (UBS).
O compromisso foi firmado durante a assinatura da ordem de serviço para o início das obras do PAM. A cerimônia reuniu autoridades e lideranças de todo o Noroeste do Paraná.
Um sonho de mais de 40 anos da comunidade alto-paranaense, o Pronto Atendimento Municipal será erguido em um terreno na área central da cidade, com mais de 800 metros quadrados. A previsão é que o prédio esteja pronto dentro de um ano.
Beto Preto avaliou a importância do PAM em Alto Paraná: “A ambulância pode chegar a hora que for, que vai estar aberto para atender quem precisa”. E acrescentou: “Acaba estruturando a rede de urgência e emergência da região. Desafoga um pouco Paranavaí e ajuda essa relação a ser mais sóbria, mais objetiva, na transferência de pacientes que tiverem casos mais agravados”.
Em relação à nova BUS, o secretário da Saúde informou que o Governo do Estado autorizou a liberação de R$ 1 milhão. O prédio será construído próximo ao projeto Bom Menino, da Comunidade Católica Emanuel.
O prefeito Claudemir Jóia Pereira, o Palito, externou o sentimento de gratidão ao Governo do Estado, à equipe de servidores do município e a toda a população, que permitiu sua chegada à posição de prefeito. Também agradeceu o apoio da Câmara de Vereadores.
Para o vice-prefeito Carlino Fraga, o Mirador, sexta-feira foi um dia de alegria. “Cheguei a Alto Paraná quando tinha 8 anos. Cresci ouvindo a promessa do Pronto Atendimento Municipal. Hoje começamos a realizar esse sonho.”
Presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Bueno disse que a construção do PAM representa um legado que a história nunca vai apagar. “Vai trazer um benefício gigante para nosso povo.”
O deputado estadual Anibelli Neto elogiou o comprometimento da atual gestão municipal com o desenvolvimento de Alto Paraná. “São muitos desafios e vocês estão conseguindo resolver.” Também deputado estadual, Paulo Rogério do Carmo disse que o Pronto Atendimento é um equipamento essencial para atender as pessoas que realmente precisam do poder público.
Presidente da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) e prefeito de Terra Rica, Julio Leite também enalteceu a dedicação dos gestores municipais em favor do povo de Alto Paraná. “A missão não é fácil, cuidar de pessoas. Que nunca falte esse esforço.”