REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Nesta quinta-feira (25), equipes da Secretaria de Saúde e autoridades de Santo Antônio do Caiuá lideram uma mobilização contra a dengue. O mutirão de limpeza começa às 8h e se estende até as 17h.
O objetivo é eliminar os criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, em imóveis residenciais e comerciais, nos terrenos baldios e nas vias públicas. “Vamos formar várias equipes para passar em todas as casas em busca de focos”, explicou o secretário de Saúde, Marco Antonio de Oliveira.
Os moradores também receberão orientações a respeito dos cuidados a serem tomados no dia a dia para evitar a proliferação do inseto transmissor. “Vamos conscientizar a população para manter seus quintais limpos.”
De acordo com o secretário, neste primeiro momento não haverá limpeza pesada dos imóveis. Nos locais com grandes quantidades de entulho, a equipe deverá agendar uma nova visita para retornar e fazer a retirada para garantir a destinação correta.
A Prefeitura de Santo Antônio do Caiuá chama toda a comunidade para participar da ação, conforme consta do material de divulgação compartilhado nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens: “Juntos, fortalecemos nossos laços e defendemos a saúde coletiva. Venha fazer parte desta causa”.
De 30 de julho de 2023, data que abriu o atual ano epidemiológico, até 19 de abril de 2024, o município confirmou 31 casos de dengue. Nesse mesmo período, não houve óbitos por complicações da doença.