ADÃO RIBEIRO
A afirmação é do governador do Distrito 4630, Edgar Silvestre, feita em Paranavaí na noite desta terça-feira por ocasião da posse das novas diretorias de três clubes do município – Arenito, Entre Rios e Fazenda Brasileira, além da Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR)
O Rotary Internacional continua a luta para erradicar a poliomielite (paralisia infantil) do mundo. O objetivo é que em três anos não haja mais casos em nenhum país, como defendeu o governador do Distrito 4630, Edgar Silvestre – Deca. Ele visitou Paranavaí nesta terça-feira (2), quando participou da posse de três clubes do município – Arenito, Entre Rios e Fazenda Brasileira, além da Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR).
A pólio continua sendo um desafio até por conta da queda no volume de vacinação em anos anteriores, sobretudo, durante a pandemia de coronavírus. A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) divulgou uma atualização epidemiológica em 2023 resumindo a situação regional do vírus. Em 2023 a cobertura vacinal chegou a 80%, enquanto o recomendável é de pelo menos 95%.
Na região das Américas, em julho de 2022, os Estados Unidos registraram um caso de poliomielite por poliovírus circulante derivado da vacina tipo 2 no estado de Nova York e, em 21 de março, o Peru notificou à Opas/OMS um caso confirmado de poliomielite devido ao poliovírus tipo 1 derivado da vacina. Ambos os casos envolveram pacientes não vacinados e sem histórico de viagens.
A Opas reiterou na atualização epidemiológica, publicada em 23 de março de 2023, o risco de ressurgimento da doença na região devido à baixa cobertura vacinal, que em 2021 – agravada pela pandemia de Covid-19.
A pólio ainda é endêmica no Paquistão e no Afeganistão, o que reforça a importância de ampliar a cobertura vacinal. Através da Fundação Rotária são fornecidas as doses de vacinas gratuitamente para os países considerados mais pobres.
METAS DISTRITAIS
O governador Edgar Silvestre destaca ainda entre as suas metas distritais a ampliação do quadro associativo em 20% até o fim de 2026. Como avalia, será mais gente contribuindo para o bem comum e fazendo a diferença na sociedade.
Na visão do governador, é preciso chamar os jovens, as mulheres, buscar a diversidade para os clubes. “De mãos dadas, sempre visando servir a comunidade”, resume. O aumento do número de rotarianos é também uma meta internacional.
Ele pediu ainda que o Rotary tenha um olhar especial para a preservação dos mananciais de água. O Noroeste do Paraná é banhado por importantes rios e sua preservação é estratégica para a qualidade de vida das pessoas e equilíbrio ambiental.
Governador assistente da gestão 2023/2024, o professor Onivaldo Izidoro Pereira representou o agora ex-governador Paulo José dos Santos. Na mensagem assinada por Santos, destacam-se as metas alcançadas. Ele lembrou que fica a sensação do dever cumprido e a amizade entre os participantes da gestão e demais rotarianos, sempre prontos para emprestar a experiência desse período rico em ações e companheirismo.
Presidente empossado do Rotary Entre Rios, Jorge Henrique Mendes Lourenço falou dos desafios e do compromisso que é liderar o clube juntamente com a sua diretoria e demais companheiros. No entanto, afirmou que a união torna a missão mais fácil. Ele desejou sucesso aos demais clubes e ao governador Edgar Silvestre, empossado no último domingo em Marialva, cidade onde reside.
Presidente reconduzida da ASR, Maria Aparecida Miotto Reis também agradeceu o empenho de todos para o fortalecimento das ações da Associação. Reiterou o compromisso de manter o trabalho com a ajuda dos companheiros.
EMPOSSADOS
As novas presidências ficaram assim: Fazenda Brasileira – Paula Santin Mazaro, que substituiu Caroline Vendramin; Arenito – Silvana Maria de Souza Dias sucedeu Joseane Guglielmetti; Entre Rios – Jorge Henrique substituiu Jonilson Tada; ASR – Maria Aparecida Miotto Reis foi reconduzida ao posto de presidente.
Ao final da cerimônia houve entrega de homenagens. O evento dos clubes foi realizado na Casa da Amizade e atraiu um grande número de rotarianos e convidados.