“Preciso te contar uma coisa” e “O que vão dizer de nós” são curtas-documentários produzidos em Paranavaí a partir de recursos da Lei Paulo Gustavo, que incentiva diferentes manifestações de arte e cultura. Nesta quinta-feira (4), os dois filmes serão exibidos gratuitamente no campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR), a partir das 19h30.
A atividade faz parte do projeto de extensão do IFPR Imagem Itinerante, que leva produções cinematográficas para os estudantes e para toda a comunidade, com apresentações ao ar livre. Após a projeção, os produtores dos documentários conversarão com os espectadores. O debate será acompanhado de tradução simultânea na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).
“Preciso te contar uma coisa” narra a história da pioneira Francisca Brüning Schiroff, uma referência para os moradores do Distrito de Graciosa, professora e feirante. Ela é responsável por um acervo com registros que contam a história da região: da derrubada das matas às festas típicas que não existem mais.
“O que vão dizer de nós” apresenta as ações do Coletivo LGBTI+ de Paranavaí, uma organização que reúne voluntários para assistir lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O grupo existe desde 2018 e se pauta na resistência política para oferecer apoio e acolhimento à comunidade.