REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Nesta quinta-feira (4), a Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) completou 53 anos de fundação. Prefeitos, vice-prefeitos, primeiras-damas e lideranças se reuniram em Paranavaí a fim de comemorar a data e ressaltaram a história da entidade como promotora do desenvolvimento regional.
O prefeito de Terra Rica e presidente da Amunpar, Julio Leite, citou algumas conquistas alcançadas pelo Noroeste do Paraná graças à soma de esforços dos prefeitos associados.
“Tantas pautas importantes já foram retiradas do papel, como a Unidade Morumbi da Santa Casa, que era um sonho e hoje é realidade, a Unespar [Universidade Estadual do Paraná] aqui em Paranavaí é uma realidade, a duplicação [da BR-376] entre Nova Esperança e Paranavaí é realidade. Foram lutas de toda a classe política representativa da região, mas que passaram também pela Amunpar, junto com todos os prefeitos.”
Essa união, disse o presidente, é fundamental para chegar muito mais longe e crescer de forma ordenada e sustentável. As pautas atuais são claras e de grande relevância. São grandes investimentos que requerem a junção de forças, caso da duplicação da BR-376 entre Paranavaí e Nova Londrina e da ponte ligando Paraná e Mato Grosso do Sul.
Julio Leite também falou da necessidade de estabelecer o Noroeste do Paraná como região turística e ampliar os investimentos na agricultura.
O deputado federal Tião Medeiros prestigiou a solenidade e apontou a necessidade de lembrar daqueles que começaram a história da Amunpar.
“Só chegamos aqui porque alguém deu o primeiro passo.”
A primeira reunião da associação foi no dia 29 de maio de 1971, no gabinete do então prefeito de Paranavaí, Dionísio Dal Prá. A fundação oficial veio semanas depois, no dia 4 de julho do mesmo ano, reunindo 23 municípios. Hoje são 28 associados.
ESTATUTO DA AMUNPAR
Durante a celebração dos 53 anos da Amunpar, os prefeitos aprovaram o novo estatuto interno, com alterações para adequação à nova legislação federal. Antes não havia diretrizes específicas que regulamentassem as associações.
“Por exemplo, a Amunpar tem recolhimento de mensalidade dos municípios, mas não havia clareza sobre como utilizar esses recursos nas obras do prédio, na manutenção, no pagamento dos funcionários”, explicou o presidente.
De acordo com Julio Leite, a nova legislação, de 2022, trouxe condições de as associações implementarem o portal da transparência, como é o caso da Amunpar, fazer a prestação de contas, regulamentar os cargos e a remuneração dos servidores, direcionar as contas públicas. “Isso dá clareza e segurança para que a gente atue.”
A elaboração do novo estatuto da Amunpar se estendeu por meses, envolvendo funcionários, prefeitos e outras associações, até chegar ao modelo votado e aprovado na manhã desta quinta-feira.
“Levamos a minuta para todos os prefeitos antecipadamente para que pudessem ler, estudar, sugerir alterações. Como é um tema debatido há muito tempo e os prefeitos estão de acordo, fizemos a votação em turno único e já passa a valer”, informou o presidente. O novo estatuto, concluiu Julio Leite, marca um novo nascimento para a Amunpar.
Presidente da Amunpar ressalta papel do
Diário do Noroeste no registro da história regional
Na manhã desta quinta-feira (4), durante a comemoração dos 53 anos da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amupar), o presidente da entidade, Julio Leite, prefeito de Terra Rica, destacou a participação do Diário do Noroeste no registro da história regional.
“Quero aproveitar e agradecer o Diário do Noroeste. A história da Amunpar passou pelo Diário do Noroeste, que retratou e levou a toda a população os fatos mais importantes que foram discutidos aqui dentro ao longo dos anos.”
O reconhecimento público, disse Julio Leite, é justificado “por todo esse tempo que o Diário do Noroeste vem fazendo a cobertura das ações da Amunpar, as divulgações, a presença de vocês aqui, aumentando a visibilidade da nossa associação e nos dando respaldo muito grande para as ações regionais”.