REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Nesta sexta-feira (5), 29 famílias de Santo Antônio do Caiuá receberão as chaves da casa própria. Elas estão inseridas em dois programas habitacionais voltados a famílias de baixa renda: Casa Fácil, do governo do estado, que repassa R$ 15 mil para a entrada; e o Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, que financia o restante do valor através da Caixa Econômica.
Os terrenos foram doados pela administração municipal e a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) deu seguimento aos trâmites legais para a construção das casas.
De acordo com o prefeito Gabriel Fachiano, trata-se de um importante passo para reduzir o déficit habitacional do município. São mais de 300 cadastros de famílias que não têm casa própria e esperam por uma oportunidade para sair da condição de aluguel.
Em uma conta simples, que considera quatro integrantes em cada núcleo familiar, Santo Antônio do Caiuá teria aproximadamente 1.200 pessoas na fila de espera. É quase a metade da população: segundo o Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem 2.943 habitantes.
Aos poucos o problema vai sendo resolvido. Também está em andamento o programa Vida Nova, do governo do estado, que disponibilizará casas a custo zero para famílias que não têm condições de pagar o financiamento.
Os dois conjuntos habitacionais ficam na mesma região, contemplada pelo Asfalto Novo, Vida Nova, do governo do estado, que custeia a pavimentação de vias urbanas.
“A junção desses programas, todos concentrados nessa mesma área, vai transformar em um lugar totalmente revitalizado. Outra visão de infraestrutura, de beleza. Isso traz valorização material e melhora o moral de todo mundo”, disse o prefeito. Somando os investimentos, são R$ 9,5 milhões.
Fachiano apontou mais um aspecto favorável para a economia do município, a geração de empregos no setor da construção civil. “Não são só investimentos públicos, mas também privados. Isso está potencializando Santo Antônio do Caiuá. Acredito que nosso município vai avançar bastante nos próximos anos.”
A entrega das chaves do residencial Novo Santo Antônio do Caiuá está marcada para as 13h30. A solenidade reunirá autoridades e lideranças do município e representantes do governo estadual e da Assembleia Legislativa do Paraná.
Confirmaram presença o superintendente de Promoção do Equilíbrio Regional do Paraná, Rogério Lorenzetti; o chefe do escritório regional da Cohapar, Jefferson Ribeiro, e o coordenador regional Márcio Gonçalves; o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli; e a equipe da construtora H3.