O Atlético Clube Paranavaí (ACP) entra em campo neste sábado (13) para a partida mais importante do clube nos últimos 9 anos. Jogando contra o Rio Branco, o Vermelhinho pode confirmar seu retorno à Série A do Paranaense depois de 11 anos.
Rio Branco e ACP se enfrentam pelo jogo de volta da semifinal da Série B do Campeonato Paranaense de Futebol, às 16h, no Gigante de Itiberê, em Paranaguá. Na primeira partida, em Paranavaí, as equipes empataram em 1 a 1. O time que passar de fase, além de chegar à final e disputar o título da competição, também garante o retorno para a Série A.
A conquista do tão sonhado acesso vira se o ACP vencer o confronto no tempo normal. Em caso de outro empate a decisão vai para os pênaltis. A semifinal será transmitida pelo canal da Federação Paranaense de Futebol no Youtube.
Depois de 2013, quando o ACP foi rebaixado na primeira divisão, o time paranavaiense ficou próximo de retornar à elite do estadual apenas uma vez, em 2015. Na ocasião, o Vermelhinho disputou a semifinal da Série B contra o Toledo, porém perdeu o jogo de ida por 2×1 e o da volta por 3×1.
Na atual temporada, o Vermelhinho novamente briga pelo acesso, porém a tarefa não é das mais fáceis, pois o seu adversário tem a melhor campanha na competição até aqui e joga em casa.
O Rio Branco terminou a primeira fase da segundona na liderança, tem o melhor ataque com 17 gols e os dois principais goleadores da competição: Bryam Balançou as redes adversárias 6 vezes e Caio, em 5 oportunidades.
Em recente conversa com o a imprensa o treinador do ACP, William Sander, reconheceu que será uma partida difícil e que a equipe do Rio Branco é muito qualificada.
Sander afirmou que é preciso muita atenção e foco do ACP para conseguir converter em gols as oportunidades que aparecerem durante a partida. O aspecto mental dos atletas foi outro fator bastantes enfatizado pelo técnico.
Para ele, é preciso estar preparado para tudo e ficar atento em todos os detalhes, pois é um jogo em que oi time precisa sair de campo com a vitória para chegar no principal objetivo, o acesso.
Para o jogo da volta, Sander não contará com dois pilares do seu time, o zagueiro Carlão suspenso pelo terceiro amarelo e o lateral-direito Caio, expulso na partida de ida. Por outro lado, o atacante Madalena retorna após cumprir suspensão.
Três jogadores brigam pelas duas posições abertas por suspensões, os zagueiros Mina e Edmar e o lateral Romarinho. Mina e Edmar são os mais prováveis titulares.
Edmar iniciou a competição na equipe titular, porém ao decorrer do campeonato perdeu a posição para Welington Tim. Já o defensor, Mina, que também atua na beirada de campo, pode ganhar a vaga de Caio. Se optar por essas peças, Sander passa ter um leque maior de opções na variação tática dentro partida.
Romarinho foi titular em quase toda a disputa da Série C em 2023, porém pouco jogou na atual temporada.
O ACP encerrou sua preparação para o duelo em Curitiba. O time paranavaiense viajou para a capital na quarta-feira (10), e desde então trabalha nos centros de treinamentos do Coritiba e Athlético Paraense.