ADÃO RIBEIRO
Da Redação
O Brasil vive uma semana decisiva para o futuro dos municípios. Na próxima segunda-feira (5) acaba o prazo de realização de convenções partidárias para a escolha de candidatos a prefeitos, vices e vereadores das cidades. Em Paranavaí um agrupamento de partidos, liderados pelo candidato a prefeito Mauricio Ghelen (PSD), já fez a convenção em 20 de julho, primeiro dia previsto no calendário eleitoral. No geral, o sábado (3 de agosto) será fundamental para a definição do cenário, uma vez que vários partidos agendaram suas convenções.
O MDB se reúne em sua sede às 9h30 com o objetivo de confirmar chapa de candidatos a vereador e também de definir a candidatura majoritária. O partido tem dois pré-candidatos a prefeito: os empresários Sérgio Carlos Carvalho Filho e Aryldo Zoccante. Alianças não estão descartadas e a semana promete ser de intensas conversas.
Outro partido que tem a semana para definições é o PL paranavaiense. O partido tem o vereador Amarildo Geraldo Costa como pré-candidato a prefeito. A reunião está agendada para o sábado (3), às 10h15, na sede do diretório. O PL tem a maior bancada do Congresso Nacional e, portanto, um tempo de TV e rádio expressivo para a propaganda eleitoral. Nacionalmente a grande liderança é o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Outra sigla que define a sua condição para o pleito no sábado às 10 horas é o PSB. O encontro será na sede do partido (Rua Rio Grande do Norte). O ex-vereador Gabriel Back confirmou nesta segunda-feira que o partido tem uma chapa completa de postulantes a vereador. Quanto ao Poder Executivo, o PSB conversa com outras siglas, especialmente com o MDB.
A convenção PT/PV/PCdoB (Federação Brasil da Esperança), juntamente com os partidos aliados PDT, REDE e PSOL será no dia 3 de agosto de 2024 a partir das 19h. O encontro acontece na Associação dos Moradores do Jardim Campo Belo – AMOSUL – Rua Joaquim Rodrigues de Oliveira, 274 – 372 CEP 87711-420, Jardim Campo Belo. O PT também conversa com outros partidos para além do conjunto que se reúne em convenção no sábado. O PT tem o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
O empresário Mauricio Ghelen é oficialmente o candidato do PSD desde o dia 20, quando realizou a convenção. O partido, que tem no governador Ratinho Júnior a maior liderança estadual, conta com outros oito partidos na coligação. São eles: NOVO, AGIR, Cidadania, PSDB, União Brasil, Republicanos, PP e PSDB. Novas adesões não estão descartadas.