Continua em recuperação e inspirando cuidados a gata resgatada dentro de uma casa durante um incêndio no último sábado (27), no Jardim Ouro Branco, em Paranavaí. O imóvel, de aproximadamente 80 metros quadrados, foi completamente destruído pelas chamas. Nenhum dos moradores ficou ferido, mas a gatinha da família sofreu queimaduras em várias partes do corpo.
De acordo com a médica veterinária Micheli Stork, Zoe chegou à clínica veterinária extremamente debilitada, em hipotermia e hipotensão. “Estava bem molhada e com muita dor. Precisei fazer uma sedação para manejar as feridas, fazer os curativos e o acesso venoso para hidratação e medicações”, relembra.
Segundo a veterinária, a gatinha tem se recuperado bem, os resultados dos exames são considerados bons. O que ainda preocupa a equipe médica, além das lesões de pele causadas pelo fogo, é o fato de Zoe não estar se alimentando da forma esperada.
Nesta terça-feira (30), o animal foi liberado pela médica veterinária para ir para casa numa tentativa de fazê-la se alimentar. No entanto, a gatinha precisou retornar para a clínica para continuar o tratamento. “[Também] vamos precisar manter os curativos e medicações para as lesões de pele”, acrescenta Micheli.
O RESGATE
O incêndio que atingiu a residência localizada no Jardim Ouro Branco destruiu praticamente todo o imóvel. Segundo o Corpo de Bombeiros, quando as primeiras equipes chegaram ao local, as chamas já haviam se alastrado por todos os cômodos da casa. Foi durante o trabalho de controle ao fogo que a gata da família foi encontrada.
“Eu escutei alguns miados bem baixos e comecei a procurar por algum gato. Então vi a gata dentro do jardim de inverno. Corri, peguei e a entreguei a um colega para levá-la para fora da casa. Ela estava miando bastante, toda suja de fuligem e agitada”, detalha o soldado Leonardo Leite.
Quando foi retirado do imóvel, o animal foi recebido por um vizinho da família, explica a moradora e tutora de Zoe, Sandra Dolaval. “Foi ele quem recebeu a Zoe dos braços do bombeiro. Ele disse que no momento ninguém apareceu para pegá-la e ele, muito solidário, prontamente a recebeu, a levou para a clínica, fez o internamento e ficou com ela até o fim da noite”, afirma.
Hoje, apesar de mais aliviada, Sandra ainda lamenta a condição da gatinha da família. “O que mais dói é saber que ela se machucou”, diz, emocionada.
AJUDA À FAMÍLIA
De acordo com Sandra, a família perdeu praticamente tudo, de móveis a roupas. “Nós estávamos morando naquela casa há seis meses, tínhamos comprado tudo novo. Agora vamos ter que comprar tudo novamente”, afirma.
Diante da condição, colaboradores do colégio onde Sandra trabalha em Paranavaí se reuniram e organizaram uma vaquinha online para arrecadar recursos. A meta da iniciativa é arrecadar R$ 50 mil, que serão destinados à compra de todos os pertences necessários para os moradores.
“O prejuízo material foi imenso. Assim, em nome da família Silvio Vidal, estamos aqui pedindo para que todos que fazem parte do nosso colégio possam colaborar, ajudando na Vaquinha Online que foi criada com o objetivo de diminuir um pouco dos prejuízos”, informa o comunicado.
Mesmo diante dos problemas que a família enfrenta neste momento, Sandra diz estar aliviada por todos terem conseguido se salvar. “O que nós precisávamos tirar da casa foi tirado: a nossa família e a Zoe.”