Referência na Semana Pátria em Paranavaí, Antônio Senra Bernardo, de 73 anos, é o responsável por conduzir pelas ruas do munícipio a chama que reacende o patriotismo da população neste período de comemorações da Independência do Brasil.
Há 40 anos, ele é quem acende a pira na abertura da Semana da Pátria, função que afirmou executar com muita satisfação e alegria. “Me sinto feliz. Faço com muito amor”, disse Senra em entrevista ao Diário do Noroeste.
Casado e com seis filhos, Senra é policial militar aposentado, ciclista e corredor. Ao longo de sua trajetória no esporte já participou de 79 maratonas e 7 ultras maratonas, provas com 100 km de distância.
Para ele, todas as provas que participou são especiais, seja ela correndo ou pedalando, mas o percurso que faz carregando a tocha em Paranavaí tem uma emoção muito maior.
Senra relembrou que assumiu o compromisso de carregar a tocha da Semana da Pátria em 1984, depois que disputou sua primeira maratona, prova que foi realizada no Rio de Janeiro. No inicio ele era acompanhado por outros atletas. Atualmente segue sozinho na função, mas deixa o convite para quem quiser acompanha-lo.
Nem a chuva, o frio, as dores, as lesões ou até mesmo cirurgias fizeram com que Senra deixasse de partição solenidade. Missão que ele pretende continuar por muitos anos. “Não tenho tempo parar encerrar. Nem que for andando com ajuda de bengala ou moleta, mas vou”, afirmou o atleta.
Apesar de carregar a chama simbólica do patriotismo, ele avalia que o amor da população pela Pátria diminui com o passar do tempo.
Senra pede para que as pessoas tenham mais consciência pelo bem do Brasil e para que o país seja melhor para todos. “Amar o Brasil é amar o povo.”