Cibele Chacon – da redação
Na manhã desta sexta-feira (20), a Sanepar realizou uma ação especial de plantio de árvores na área de captação de água Arara, responsável por 80% do abastecimento de Paranavaí. A iniciativa, em comemoração ao Dia da Árvore, teve como objetivo conscientizar sobre a importância da preservação ambiental, ao mesmo tempo em que prestou uma homenagem a 43 funcionários da empresa que já faleceram. Os familiares participaram da cerimônia, tornando o momento especialmente emotivo.
Heterley Ubaldo, gerente regional da Sanepar de Paranavaí, destacou a relevância da ação para a preservação dos recursos. “Ações dessa natureza reforçam a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, a responsabilidade que a empresa tem com a natureza, o cuidado com o manuseio da água, que não é só a captação, mas principalmente a conservação de elementos vitais que são as árvores, os rios e os mananciais”, afirmou.
Ele também explicou a função fundamental das árvores no ciclo da água e no equilíbrio ambiental, ressaltando que elas contribuem para a qualidade do ar e para a manutenção da umidade, favorecendo a recarga de nascentes e o equilíbrio dos ecossistemas. O gerente ainda alertou sobre os impactos do desmatamento, que pode causar secas, queimadas e aumento das temperaturas. “Quando ocorre o desmatamento de árvores perto das nascentes de rios, não há a recarga de água. Isso favorece não só a seca, mas a propagação das queimadas e o aumento da temperatura geral”, disse.
O evento teve um caráter simbólico ao plantar mudas em memória dos funcionários falecidos, reconhecendo suas contribuições para o saneamento em Paranavaí e outras cidades da região da Amunpar. Para os familiares presentes, o momento foi de emoção e reconhecimento pelo trabalho dos entes queridos, que deixaram um legado na preservação e melhoria dos recursos hídricos.