Acompanhado do vice-prefeito eleito Toninho Carminatti, o gestor do município a partir de 2025 citou a importância de cuidar dos jovens e dos idosos, gerando qualidade de vida. Reforçou prioridades como saúde e educação
Paulo Peroba é um gestor experiente. Foi prefeito de São Carlos do Ivaí de 2013 a 2016. Volta agora com a vitória nas eleições de 6 de outubro, quando obteve 56,60% dos votos. Nesta segunda-feira (28) o prefeito eleito visitou a redação do Diário do Noroeste. Falou sobre investimentos na saúde, nos jovens e nos idosos, gerando cidadania e qualidade de vida.
Acompanhado do vice-prefeito eleito, Toninho Carminatti, o prefeito Peroba lembrou que já tem experiência para atender a população na saúde. Agora, com o trabalho acumulado com deputados e secretários do Governo Ratinho Júnior, pretende garantir o conforto e o acesso amplo da comunidade na hora do atendimento médico.
Como explicou, é dever do prefeito e de sua equipe resolver o encaminhamento do paciente. Elogiou o trabalho da Santa Casa de Paranavaí, que tem atendido com o apoio financeiro obtido na parceria com a região, mas advertiu que muitas vezes o município precisa investir mais recursos próprios para resolver os problemas de saúde quando surgem.
Urologia, por exemplo, é um dos gargalos. Em outras regiões, o sistema tem funcionado bem nesta especialidade. Em relação às responsabilidades de cada ente (município, estado e União), o prefeito procurou desmitificar, já que na hora do problema a busca de soluções recai sobre as cidades. No trâmite burocrático, há ainda muita demora. “O município tem que resolver. As pessoas sofrem e nós precisamos atender”, reforçou. Ele lembrou que houve avanços na sua gestão anterior e isso voltará a acontecer.
EDUCAÇÃO – Na área da educação, outro destaque de Peroba, também haverá recursos. Ele disse que a sua nova equipe está preparada para sanar as dificuldades atuais, especialmente com os chamados transtornos, caso do autismo. Ele entende que o cuidado possibilita melhor formação e jovens e adultos mais preparados.
Essa atenção especial será dispensada para diagnóstico o mais cedo possível e, por consequência, as terapias. A ideia é fazer um ambiente com profissionais capazes de diagnosticar o quanto antes. Os professores também merecerão atenção para que estejam bem e prontos para fazer frente aos desafios da educação. O trabalho será conjunto já que envolve ambientes de saúde e assistência social também. A ação pública passa ainda pela construção de novas estruturas, visando à educação integral.
JUVENTUDE – Para os jovens, o prefeito prometeu opções de esporte e lazer. Ex-atleta de futebol (jogou no ACP na década de 1990), o prefeito é testemunha da importância do esporte na vida das pessoas. Usando o próprio exemplo, opinou que o esporte proporcionou muitas conquistas pessoais e o preparou para ser um gestor. A ideia é estimular ainda escolinhas de artes marciais e outros esportes.
Para além dos esportes, a cultura terá incentivos. O município pretende buscar projetos como a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc. Ele quer cadastrar a pretensão de acesso aos incentivos o quanto antes.
IDOSOS – Nem só as crianças e os jovens terão um olhar diferenciado. Paulo Peroba está preocupado com a qualidade de vida dos idosos. Por isso, estimula a realização de passeios e outras atividades de convivência e estímulo.
Criar ambientes adequados e a promoção da família, bem como atendimento de saúde. A fisioterapia e o atendimento ágil são exemplos dessa nova fase, apontou. “Quem não quer estar com o pai, com a mãe? Os idosos têm experiência, podem nos ajudar”, resumiu.
EMPREGO E RENDA – Em São Carlos do Ivaí duas grandes indústrias empregam muita gente. Agora, entende, é preciso capacitar os jovens levando cursos técnicos. Parceria com o Sesi/Senac é um dos caminhos.
Ele pretende apoiar pequenos empreendedores da cidade para que possam gerar outros empregos. O mesmo exemplo de profissionalização se aplica a vários segmentos, como corte e costura, entre outros.
AMUNPAR – Peroba já foi presidente da Amunpar – Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense. Ele reconheceu a importância e citou que no seu mandato foi viabilizado o asfalto na estrada de São Carlos do Ivaí até Juranda. Outras lideranças deram continuidade ao processo que culminou na conclusão da via.
A Estrada Beira Rio, em Porto Rico, foi outro pleito vitorioso do Noroeste no mandato do ex-governador Beto Richa com atuação da Amunpar. Ele antecipou apoio para outra liderança ocupar a presidência da Amunpar.
Outras grandes bandeiras estão em pauta hoje. A duplicação da BR-376 até Nova Londrina e a ligação via ponte com o Mato Grosso do Sul são as demandas atuais. Peroba entende ser possível conquistar e deu uma dica: “Nunca é sonhar muito”, concluiu, lembrando que as conquistas anteriores também foram grandes desafios. “Basta a nossa união, o Noroeste, e vamos conseguir.”
Por fim, Paulo Peroba renovou o agradecimento à população de São Carlos do Ivaí pela confiança. Prometeu muito trabalho e dedicação. Entrevista concedida na manhã desta segunda-feira, 28 de outubro de 2024.