Solenidade na manhã de terça-feira (17) reuniu futuros prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de Amaporã, Nova Aliança do Ivaí, Tamboara e Paranavaí
REINALDO SILVA
Da Redação
Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em Amaporã, Nova Aliança do Ivaí, Tamboara e Paranavaí receberam, na manhã desta terça-feira (17), o diploma da Justiça Eleitoral. A solenidade foi marcada pela defesa enfática do sistema democrático.
“Estamos celebrando o compromisso com a democracia e com aqueles que participaram da eleição e depositaram os votos de confiança nas urnas”, disse o juiz eleitoral da Comarca de Paranavaí, João Guilherme Barbosa Elias.
O promotor eleitoral Robertson Fonseca de Azevedo também se manifestou nesse sentido. Disse que o processo democrático no Brasil é consolidado pelos trâmites legais e pelo cumprimento de prazos.
A diplomação dos eleitos é a última etapa antes da posse. É a confirmação de que os candidatos consagrados nas urnas estão aptos, perante a lei, a exercer as respectivas funções a partir de 2025.
Ao receber o diploma da Justiça Eleitoral, eles assumiram o compromisso com a democracia representativa, conforme reiterou o promotor eleitoral citando o artigo primeiro da Constituição Federal: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente”.
O juiz João Guilherme Barbosa Elias falou da “responsabilidade de liderar, legislar e executar políticas públicas”. Os eleitos têm o dever de fazer da política instrumento de promoção do bem-estar social, com foco na “construção de uma sociedade livre, justa e solidária”.
Futuro prefeito de Paranavaí, Mauricio Gehlen conclamou os presentes: “Temos que retribuir, fazer com que os votos dos eleitores sejam honrados”. O caminho para isso é “sonhar grande para que nossas cidades cresçam e se desenvolvam”.
Eleito vereador com maior número de votos em Paranavaí, 2.408, Antônio Marcos Sampaio também se pronunciou. “Celebramos um marco em nossas vidas, mas também assumimos grande responsabilidade com nossas cidades.”
Continuou: “Que nossas obras sejam marcadas pelo serviço ao próximo, pela honestidade.” O percurso é desafiador e exigirá coragem e resiliência, completou Sampaio.
AVALIAÇÃO – O juiz eleitoral da Comarca de Paranavaí explicou que a diplomação marca a conclusão dos trabalhos do biênio 2023-24. Por se tratar de uma eleição municipal, o processo foi trabalhoso. “Todas as deliberações acontecem na esfera da jurisdição em primeiro grau. Mas podemos dizer que apesar dos desafios que encontramos pela frente, a Justiça Eleitoral conseguiu desenvolver um trabalho de excelência.”
A dedicação dos servidores, a participação do Ministério Público, a cooperação dos candidatos… Tudo isso permitiu a Barbosa Elias avaliar como positivos os resultados do processo eleitoral de 2024.
PRESENTES – Prestigiada, a cerimônia reuniu lideranças regionais, servidores públicos dos quatro municípios, familiares e amigos dos candidatos eleitos. Entre os presentes estavam o atual presidente da Câmara de Paranavaí, Luís Paulo Hurtado, e a diretora do Campus Paranavaí da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Maria Antonia Ramos Costa.