Após a regulamentação do uso da faixa de areia da praia da orla do Porto São José, em São Pedro do Paraná, a palavra tranquilidade praticamente aparece em diversos comentários de elogios para o espaço de lazer construído pela Prefeitura Municipal, que neste fim de ano deve receber um público recorde.
“Na nossa parte melhorou bastante com as regras, mas vamos ter um parâmetro mais completo durante o decorrer da Operação Verão”, declarou o tenente Kamei, do Corpo de Bombeiros.
Há cerca de dois meses o uso da faixa de areia da praia do Distrito do Porto São José foi regulamentado, através de projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal de São Pedro do Paraná. A Lei veda o uso de narguilé, o consumo de bebidas envazadas em garrafas de vidro, o uso de som em volume excessivo, a utilização de churrasqueiras, entre outras restrições.
“A regulamentação foi necessária para instaurar a ordem na praia, e isso está fazendo com que as famílias voltem a frequentar nossa orla no Porto São José. Pedimos aos turistas que respeitem as regras e aproveitem nossas riquezas naturais”, destacou a prefeita Neila Fernandes.
Além da regulamentação da faixa de areia, o comércio no local também foi regulamentado. O comerciante que trabalha na faixa de areia deve ter cadastro junto à Prefeitura, o que inclui a locação de guarda-sol e os passeios de barcos. Não é mais permitido que o comerciante “reserve” espaços na areia para trabalhar, o que deixou a praia mais democrática para os visitantes.
“Os próprios comerciantes estão cuidando da limpeza do local juntos com a Prefeitura, já não temos mais carvão e vidros na areia, o que poderia causar acidentes, principalmente com crianças. Nossa avaliação nesses primeiros meses de regulamentação tem sido positiva, nosso objetivo é de cada vez mais melhorar nossa orla”, destacou o secretário municipal do Turismo, Fábio Junior Vieira.
Com a instalação da iluminação no centro da praia, o local agora tem sido ponto de encontro de famílias inteiras durante as noites de calor, que aproveitam a brisa noturna para se refrescarem e jogarem “conversa fora”.