REINALDO SILVA
Da Redação
Está prevista para a próxima segunda-feira (13) a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. As provas têm o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica e serve como critério de seleção para o ingresso em cursos de graduação.
A nota do Enem é considerada em alguns programas do governo federal voltados ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para instituições públicas; o Programa Universidade para Todos (Prouni), para particulares; e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), também para vagas no setor privado.
O Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Paranavaí, está na lista de instituições que consideram as notas do Enem no processo seletivo para o ensino superior, e segue com inscrições abertas para licenciatura em Química e bacharelado em Engenharia Elétrica e Engenharia de Software. O prazo termina na próxima sexta-feira (17).
Diretor do Campus Paranavaí, Rafael Petermann explica que, durante o ato de inscrição, o candidato deve informar a nota no próprio sistema. “Serão aceitos os resultados das 10 últimas edições (entre 2015 e 2024).”
Para se inscrever, é necessário acessar o Portal do Processo Seletivo no site do IFPR (ifpr.edu.br/paranavai). A taxa é de R$ 50 para os cursos de bacharelado – os pedidos de isenção devem ser apresentados até 15 de janeiro. No caso da licenciatura, a inscrição é gratuita.
Com 40 vagas, o curso de Química tem duração de quatro anos, com aulas à noite. Engenharia de Software também dispõe de 40 vagas e se estende por quatro anos, a diferença é que as aulas são ministradas em período integral. Entre as opções, Engenharia Elétrica tem a maior duração, cinco anos, com aulas noturnas; da mesma forma, oferece 40 vagas.
O edital do processo seletivo com todos os detalhes está disponível no site do IFPR. Para mais informações, basta entrar em contato com a equipe do Campus Paranavaí presencialmente ou pelos números (44) 3482-0110 e 3482-0111, ambos podem ser acessados por ligação ou via mensagem de WhatsApp.