Clubes e parceiros públicos e privados farão um grande evento de prestação de serviços, esporte e atividades culturais totalmente gratuito e aberto à população. Será entre 13h30 e 17h30 no Centro Esportivo do Sesc, ao lado do Parque Ouro Branco, em Paranavaí
ADÃO RIBEIRO
Os clubes de Rotary de Paranavaí farão neste domingo, 23, as comemorações alusivas ao Rotary Day (Dia de Rotary) que nesta edição marca os 120 anos do Rotary Internacional. As atividades totalmente gratuitas serão no Centro Esportivo do Sesc, ao lado do parque Ouro Branco. Trata-se de uma parceria ampla englobando os setores públicos e privados na prestação de uma série de serviços, além de esporte e cultura.
O Diário do Noroeste recebeu na última quarta-feira (19) um grupo de parceiros que promovem a tradicional festa de cidadania. Uma das alterações em relação a anos anteriores é o dia do evento, antes realizado no sábado. Desta vez, a opção foi pelo domingo, o que abre espaço para mais pessoas participarem.
Comerciários e comerciantes, por exemplo, têm expediente na manhã de sábado. Agora, poderão levar suas famílias para os momentos de integração propostos e acessos aos serviços inteiramente gratuitos, tudo com conforto e em pleno dia de recesso para a maioria das categorias profissionais.
Presidente do Rotary Entre Rios, Jorge Henrique Lourenço reforça o convite e cita alguns serviços que serão disponibilizados. Na área de saúde, por exemplo, haverá desde aferição de pressão arterial até vacinação.
Enquanto isso, a família também pode se servir de algodão doce e pipoca, um atrativo a mais, especialmente para as crianças. Os participantes também podem participar da campanha de material escolar fazendo doações.
O encerramento será com uma apresentação da Orquestra Municipal de Paranavaí. Como assegura o presidente, promessa de um show memorável. A promoção tem o apoio do Sesc e do município de Paranavaí através das secretarias de Saúde, de Esporte e Lazer e Fundação Cultural.
CONTA AINDA COM OS APOIOS:
Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental – orientações e atividades educativas; Unifatecie, Unipar e Unespar – prestação de serviços e orientação acadêmica; Sesc e Senac – oficinas e atendimentos diversos; Sanepar e Unimed – ações voltadas à saúde e ao meio ambiente; Spap e Associação de Artesanato – iniciativas sociais e exposição de produtos; Cocamar – orientação sobre o greening; Cemsu – orientação sobre violência doméstica; Serviço de Acupuntura; Instituto Mauricio Gehlen.
HISTÓRIA – O Rotary começou com a visão de um homem: Paul Harris. O advogado formou o Rotary Club de Chicago no dia 23 de fevereiro de 1905 para que profissionais de diferentes setores pudessem trocar ideias e fazer amizades duradouras.
Com o tempo, o Rotary gradativamente ampliou seu alcance e visão para serviços humanitários. Hoje, os associados têm um longo histórico de trabalhos sociais, atendendo às necessidades de suas comunidades e do mundo todo. (Extraído de Rotary.org)
BRASIL – A presença do Rotary na América do Sul se expandiu para o Brasil com a fundação do Rotary Club do Rio de Janeiro em 28 de fevereiro de 1923.
Herbert P. Coates, que havia supervisionado a criação do primeiro Rotary Club no continente, também foi fundamental na formação de novos clubes no Brasil. Coates foi assistido por várias pessoas com conhecimento do Rotary e conexões com o Rio de Janeiro, que na época era a capital do país.
Os clubes de Paranavaí pertencem ao Distrito 4630 com sede em Maringá.
PRESENÇAS – Participaram do serviço de divulgação em visita ao Diário do Noroeste: Luiz Carlos Ruiz Cestaro, presidente Rotary Montoya; Andréia Vilar, secretária de Saúde de Paranavaí; Caroline Vendramin, presidente do Rotary Fazenda Brasileira; Mauro Lúcio Rodrigues, presidente do Rotary Arenito; Fernando Leite, gerente em exercício do Sesc Paranavaí; Jorge Henrique Mendes Lourenço, presidente do Rotary Entre Rios; Cláudio Miguel de Souza, integrante do Rotary Arenito. Foram recebidos pelo jornalista Adão Ribeiro, editor-chefe do Diário do Noroeste.