A alimentação vai muito além de simplesmente ingerir nutrientes. O ato de se alimentar envolve, também, memórias afetivas que podem gerar sensações de aconchego, nostalgia e conforto. Por isso, os hospitais Marcelino Champagnat (HMC) e Universitário Cajuru (HUC), em Curitiba (PR), vão proporcionar ceias especiais de Natal e Ano Novo para seus colaboradores, pacientes internados e familiares. Uma ação simples, pensada pela equipe de nutricionistas, para minimizar a distância de casa, humanizar o atendimento e levar a magia do final de ano para dentro dos hospitais.
O setor de nutrição das instituições preparou um menu diferenciado para a ceia e o almoço de Natal, e também para a última noite do ano e o almoço do dia 1.º de janeiro. “A alimentação vai muito além de nutrir”, explica a coordenadora de nutrição dos hospitais Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru, Patrícia Conter Lara Prehs. “As pessoas têm relações culturais e afetivas com a comida, e as datas comemorativas remetem a momentos assim. Muitas delas estão longe da família, por isso, tentamos trazer um pouco da festividade para os hospitais. A alimentação da área hospitalar era vista como uma comida sem sabor, mas, ultimamente, temos realizado muitas ações para mudar o pensamento das pessoas. Sabemos que, quando o paciente e o colaborador se alimentam com algo que gostam e que faz sentido naquele momento, a recuperação é mais rápida e o trabalho é mais prazeroso”.
Receitas típicas – No cardápio, pratos mais incrementados e alimentos típicos das datas comemorativas de fim de ano, que serão oferecidos aos colaboradores que atuarem nesses dias na unidade, aos pacientes internados e seus acompanhantes. Filé de peru à Califórnia e pernil ao molho de abacaxi são algumas das receitas escolhidas. No caso dos pacientes, as refeições são sempre definidas de acordo com o quadro clínico de cada um e as orientações médicas. Além do menu diferenciado, a equipe dos hospitais vai levar o espírito natalino por meio de cartões e mimos típicos dessas datas festivas. “Tudo é pensado nos mínimos detalhes para garantir momentos bons para pacientes e funcionários”, diz a nutricionista.
Ações de humanização oferecem conforto aos pacientes e promovem bem-estar aos colaboradores. São pequenas manifestações de esperança que mudam o dia de quem vive a rotina de um hospital. “Todos podem fazer a diferença na vida do outro, mesmo que de forma simples, com uma alimentação diferenciada e um mimo. Ver os sorrisos de colaboradores e pacientes é o que nos motiva a continuar olhando para o próximo e promovendo ações como essas”, conclui Patrícia.