(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
As instituições participaram do encontro na manhã desta quarta-feira, em Paranavaí
Foto: Guto Costa
As instituições participaram do encontro na manhã desta quarta-feira, em Paranavaí Foto: Guto Costa

NÚCLEOS DE COOPERAÇÃO

Itaipu Binacional convida representantes de entidades a discutir soluções socioambientais

MONIQUE MANGANARO 

Da Redação 

Ocorreu nesta quarta-feira (26) em Paranavaí mais um encontro promovido pelos Núcleos de Cooperação Socioambiental, projeto desenvolvido pela Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec. Integrantes de entidades sociais e ambientais, cooperativas, do poder público e outros agentes relevantes do Noroeste paranaense se reuniram para discutir soluções socioambientais e econômicas para desafios detectados nos municípios da região. 

Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.

140 pessoas se inscreveram para participar da etapa, a terceira de uma série de reuniões que serão promovidas até o final do ano. Segundo Rosani Borba, gestora do projeto de Governança Participativa da Itaipu Binacional, nos dois primeiros encontros, os participantes precisaram identificar os principais problemas que enfrentam nas comunidades das quais fazem parte. A partir de agora, o processo envolve o planejamento com foco em resolução. 

Rosani Borba, gestora do projeto de Governança Participativa da Itaipu Binacional, que promove as discussões
Foto: Guto Costa

De acordo com ela, o propósito da Itaipu é estimular a atuação de líderes locais para solucionar problemas que afetam a população dos municípios. “Eles vão definir grandes problemas e pensar como resolver. Então, por exemplo, desigualdade social, pobreza, fome, que são temas que eles já levantaram, eles vão olhar, se aprofundar nisso e construir uma teoria da mudança. O que fazer com isso? Quem vai fazer? O que cada um de nós faz? Como faz? Em quanto tempo? Então nós vamos criar um planejamento”, explica. 

A atividade integra o Programa Itaipu Mais que Energia. Em toda a área de atuação da usina, que engloba 434 municípios no Paraná e Mato Grosso do Sul, foram criados 21 Núcleos de Cooperação Socioambiental. Cada um é responsável por pensar soluções que melhorem a qualidade de vida da população da região e promovam sustentabilidade local. 

A expectativa da organização é que o próximo encontro do núcleo Noroeste ocorra em maio. A data ainda será confirmada.

Compartilhe: