(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini

DIFICULDADE

UPA de Paranavaí fica sem energia devido a gerador inoperante após furto de fiação

A unidade ficou sem eletricidade por cerca de 40 minutos na noite de segunda-feira (3), mas o atendimento não foi comprometido

Cibele Chacon – da redação

Na noite de segunda-feira (3), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paranavaí ficou sem energia elétrica por cerca de 40 minutos, prejudicando o funcionamento da unidade. A falha no fornecimento de eletricidade foi causada por uma queda de energia, que não pode ser remediada pelo gerador operacional, já que a fiação foi furtada por vândalos antes da mudança para o atual prédio da unidade.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Paranavaí, o furto da fiação do gerador ocorreu três dias antes da mudança para o novo local, que anteriormente funcionava ao lado da Santa Casa. Por conta do furto, a UPA ficou sem a estrutura necessária para operar o gerador e, consequentemente, sem energia elétrica.

A diretora interina da UPA, Talita Xavier Evangelista, explicou que a queda de energia foi repentina e, por conta da falta de gerador, a unidade precisou utilizar apenas as luzes de emergência para garantir o atendimento. Ela acrescentou que a equipe acionou rapidamente a Copel para tentar resolver o problema. “Nesse período não houve nenhum caso de urgência, como uma parada cardiorespiratória, por exemplo. Também foi informado ao Samu que no caso de algum suporte avançado era para direcionar à Santa Casa”, completou a diretora.

Fichas de pacientes foram feitas manualmente no período sem energia Foto: Ivan Fuquini

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito Maurício Gehlen lamentou a situação e destacou a responsabilidade da gestão pública diante do ocorrido. “Nós tivemos um problema de falta de energia elétrica aqui nessa unidade durante três vezes no dia de hoje. E agora à noite, desde 19h30, nós ficamos novamente sem energia aqui”, afirmou o prefeito. Gehlen também se solidarizou com a população que estava sendo atendida e reforçou que, apesar do problema, a equipe da UPA não deixou de oferecer atendimento. “Nós não podemos deixar de dar consideração para essa população que está sendo aqui atendida. É claro que não é culpa nossa, mas nós não podemos nos negar de vir aqui, prestar solidariedade”, completou.

Apesar da falta de energia, o atendimento na unidade foi mantido. A Secretaria de Saúde informou que, durante o período, cinco médicos estavam atuando e nenhum paciente deixou de ser atendido. A diretora interina também detalhou que, durante o tempo sem eletricidade, os cadastros dos pacientes foram realizados manualmente, sem comprometimento do atendimento.

A prefeitura de Paranavaí informou que um processo licitatório já está em andamento para a aquisição de um novo gerador, visando garantir o bom funcionamento da unidade em situações futuras.

Compartilhe: