(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini

ABERTURA OFICIAL

No lançamento da ExpoParanavaí, lideranças políticas elogiam Sociedade Rural por tornar feira gratuita

MONIQUE MANGANARO
Da Redação

Em cerimônia realizada neste sábado (8) no Recinto Felício Jorge, no Parque de Exposição de Paranavaí, foi aberta oficialmente a ExpoParanavaí. A feira teve início nesta sexta-feira (7), mas o lançamento com a presença de autoridades políticas do município, do estado e da união marcou formalmente a abertura da 53ª edição do evento. 

O presidente da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, Mario Helio Lourenço de Almeida Filho, revelou que a principal novidade deste ano, a gratuidade da festa, transformou a ExpoParanavaí na maior feira agropecuária gratuita do Paraná. 

Para ele, a conquista era um sonho antigo. “Depois de mais de 40 anos, conseguir retornar uma feira gratuita, nas condições atuais, é muito difícil. Tenho sido questionado por muitos amigos, por autoridades, sobre como fazer isso. Costumo dizer que com muita resiliência, com muitos parceiros e muita vontade de fazer acontecer”, afirmou em entrevista ao Diário do Noroeste. 

Mario Helio Lourenço de Almeida Filho, presidente da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná
Foto: Ivan Fuquini

A iniciativa da Sociedade Rural foi elogiada pelas lideranças presentes no evento. O secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara, destacou que, apesar de não haver cobrança de ingressos para o público, a extensa e completa programação da feira, que é referência todos os anos, se mantém nesta edição. 

“Com certeza, houve um esforço aqui da diretoria na busca de trazer mais parceiros com capacidade financeira de bancar. Acho que a sociedade de Paranavaí e região ganha com isso, porque atrai mais gente, movimenta. A expectativa [é] trazer aqui 350 mil pessoas. Tomara que dê certo, que de fato esse parque bombe e cumpra os seus objetivos”, declarou. 

Secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara
Foto: Ivan Fuquini

Segundo o presidente da Sociedade Rural, a perspectiva é que ao longo dos 10 dias de feira sejam movimentados mais de R$ 120 milhões em negócios e prospecções. Com maior número de expositores presentes, a expectativa é realizar uma feira grandiosa, com bons resultados tanto para os agricultores, quanto para o público que busca entretenimento. “Nós esperamos que a população de Paranavaí e região venha para a feira, venha consumir, prestigiar nossos expositores”, disse Almeida Filho. 

AMBIENTE DE APRENDIZADO E INOVAÇÃO – Até 16 de março, a ExpoParanavaí também será palco de encontros técnicos, palestras e conversas sobre o agronegócio. Especialistas da área vão apresentar as mais recentes ações de inovação para o campo e discutir assuntos que afetam diretamente o agricultor. 

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná, Natalino Avance de Souza, fez questão de falar sobre a importância da feira na apresentação de soluções para o produtor rural, considerando que o Paraná é um dos principais exportadores de alimentos do país.

“Existe uma expectativa todo ano do Estado poder estar presente, poder apoiar [a ExpoParanavaí]. Porque muito mais do que entretenimento é a possibilidade de você discutir assuntos que interessam à agricultura. Então, nós estamos apoiando, como Secretaria da Agricultura, por ter uma avaliação muito positiva da importância que é para o desenvolvimento regional, para a agropecuária”, afirmou. 

Natalino Avance de Souza, secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná
Foto: Ivan Fuquini
Compartilhe: