Assinatura do contrato da Infraero para investir em obras de ampliação e melhoria do Edu Chaves será nesta quinta-feira (13), às 10h
REINALDO SILVA
Da Redação*
Em entrevista exclusiva ao Diário do Noroeste, o deputado federal Tião Medeiros falou sobre a importância de investir na modernização do Aeroporto Edu Chaves, em Paranavaí. “É a porta de entrada dos grandes negócios. Precisamos ter um aeroporto compatível com uma cidade que a gente quer que seja grande e próspera.”
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A avaliação foi feita dias antes da assinatura do contrato para obras de ampliação e melhoria do Edu Chaves, nesta quinta-feira (13), às 10h. O investimento da Infraero permitirá a construção de um novo terminal de passageiros com 713,07 m², com capacidade para atender 200 mil passageiros por ano. Contará com fluxo operacional separado e salas com fluxos restritos seguindo os parâmetros estabelecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
As obras incluirão a implantação de muro e via de inspeção, a instalação de balizamento noturno e sinalização vertical de pista, bem como a implantação do Indicador de Trajetória de Aproximação – PAPI, entre outras melhorias.
Ao assumir o aeroporto de Paranavaí, a Infraero aplica a experiência de 50 anos de atuação aeroportuária e com recursos do governo federal. A transferência da gestão foi articulada pelo deputado federal Tião Medeiros, que buscou apoio em Brasília junto ao Ministério de Portos e Aeroportos e com a superintendência nacional da Infraero.

Foto: Ivan Fuquini
A mudança traz a perspectiva do retorno de voos regulares. “Então, a gente vai ter duas, três vezes por semana um voo aqui. É Paranavaí-Campinas, Paranavaí-Curitiba. Opa! De Campinas você vai para o mundo. E de Curitiba também”, disse Tião Medeiros durante a entrevista ao DN.
Outra vantagem apontada pelo deputado federal é o retorno da aviação executiva. “Tem muita gente aqui de Paranavaí que tem avião em Cianorte, tem avião lá em Umuarama, tem avião em Maringá, tem um monte de empresário aqui. Porque aqui não desce depois das seis horas da tarde, entendeu? Porque não tem balizamento, porque os hangares são todos antigos.”
A nova formatação do Edu Chaves transformará Paranavaí em alternativa de rota: quando a aeronave não consegue descer no aeroporto de destino, por qualquer motivo, segue para a opção viável mais próxima. “Quando não descer em Maringá e quando não descer em Londrina, Paranavaí passará a ser a alternativa”, explicou Tião Medeiros.
Isso abrirá possibilidade de ampliar o público da rede hoteleira, dos transportes e de empresas prestadoras de serviços.
*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Paranavaí.