(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

CIDADANIA

Observatório Social retoma projeto voltado à educação fiscal em escolas de Paranavaí e Tamboara

REINALDO SILVA E MONIQUE MANGANARO

Da Redação

O Observatório Social de Paranavaí começou, nesta segunda-feira (17), mais uma edição do projeto Cidadania em Foco – educação fiscal e financeira em ação. Voltada a alunos da rede estadual de ensino, a iniciativa tem como objetivo despertar valores relacionados a responsabilidades individuais e coletivas, debatendo, por exemplo, direitos, deveres, Constituição Federal, voto consciente e corrupção.

Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.

Um dos temas centrais das atividades é a aplicação dos tributos arrecadados pelo poder público. Os recursos financeiros são instrumentos essenciais para a construção de uma sociedade mais justa, avalia Elzi Garbo, que apoia do desenvolvimento do projeto.

Também está na pauta a divisão de atribuições dos três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.

De maneira resumida, o Executivo administra interesses da população, executa leis e políticas públicas, propõe planos de ação, fomenta, gerencia e desenvolve a máquina administrativa.

O Legislativo cria leis, fiscaliza o uso do dinheiro público e os atos do Executivo, julga as contas do prefeito e, quando necessário, promove investigações por meio de comissões parlamentares.

Nesta segunda-feira, a primeira atividade do projeto foi no Colégio Estadual Cívico-Militar Flauzina Dias Viegas
Foto: Observatório Social

Já o Judiciário é responsável por defender os direitos individuais, coletivos e sociais, resolver conflitos entre cidadãos, entidades e Estado e apurar, julgar e punir delitos.

De acordo com Elzi Garbo, o projeto Cidadania em Foco atende a cada turma de estudantes com três encontros, sendo dois em sala de aula e um na Câmara de Vereadores.

As atividades serão levadas a todos os colégios estaduais de Paranavaí e Tamboara, alcançando sétimos e oitavos anos do ensino fundamental. O cronograma de visitas foi definido pelo Núcleo Regional de Educação (NRE), parceiro do Observatório Social, começando com o Flauzina Dias Viegas e o Silvio Vidal.

Além do NRE, contribuem: Receita Federal, Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Sicredi Dexis, Sicoob e Podium Alimentos.

Compartilhe: