(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Dom Mário Spaki ressaltou o papel do evento como instrumento de evangelização Foto: Ivan Fuquini

RELIGIÃO

Lançamento oficial do Éffeta reitera importância do maior evento católico da Região Noroeste

Autoridades, lideranças e fiéis acompanharam a solenidade na manhã desta quinta-feira, em Paranavaí, e conheceram a programação definida para os dias 7 e 8 de junho

REINALDO SILVA

Da Redação

“E trouxeram-lhe um surdo, que falava dificilmente; e rogaram-lhe que pusesse a mão sobre ele. E, tirando-o à parte, de entre a multidão, pôs-lhe os dedos nos ouvidos; e, cuspindo, tocou-lhe na língua. E, levantando os olhos ao céu, suspirou, e disse: ‘Efatá’; isto é, ‘abre-te’. E logo se abriram os seus ouvidos, e a prisão da língua se desfez, e falava perfeitamente.”

O texto retirado do evangelho de Marcos, capítulo sete, versículos de 32 a 35, narra a passagem de Jesus pelo Mar da Galileia e o momento em que opera uma cura. O trecho cita uma palavra poderosa para a fé cristã, efatá – do aramaico, effetá.

Daí vem a referência para o nome do maior evento católico do Noroeste do Paraná, o Éffeta, lançado oficialmente na manhã desta quinta-feira (20), em Paranavaí. A cerimônia reuniu fiéis, autoridades e lideranças, e foi oportunidade para detalhar a programação para os dias 7 e 8 de junho, no Parque de Exposições Presidente Arthur da Costa e Silva.

Padre Adão Dias Martins falou das expectativas para a 19ª edição do Éffeta
Foto: Ivan Fuquini

O presidente da Comunidade Católica Emanuel, padre Adão Dias Martins, responsável pela organização do Éffeta, apresentou a agenda: no dia 7 de junho (sábado), haverá missa às 18h e vigília com adoração ao santíssimo a partir das 20h; no dia 8 de junho (domingo), missa às 9h, módulos de oração, música e pregação com início às 13h e encerramento com show do frei Gilson por volta das 19h.

Frei Gilson é o principal convidado do evento. Tem o discurso firme e a postura ortodoxa, características que atraem grande público Brasil afora. Em Paranavaí, a expectativa é que o nome do religioso ajude a reunir aproximadamente 30 mil pessoas, um recorde para o Éffeta, que em 2025 chega à 19ª edição.

As expectativas são grandes. Ao Diário do Noroeste, padre Adão Dias Martins disse: “Esperamos o melhor de Deus, o alcance que tudo isso vai ter na vida de muitas pessoas. A Comunidade Emanuel, quando iniciou o Éffeta, tinha essa intenção, que tudo que ela faz internamente, nos acampamentos, retiros, encontros, ali com 200, com 150 pessoas, que houvesse um dia que ela pudesse ir a público e levar para um alcance maior de pessoas tudo aquilo que acontece lá dentro”.

O bispo diocesano de Paranavaí, dom Mário Spaki, enalteceu o papel do Éffeta como instrumento de evangelização. Desejou que o evento deste ano tenha, sim, uma grande participação do público, mas, principalmente, que seja oportunidade para a manifestação de Deus.

O prefeito de Paranavaí, Mauricio Gehlen, falou sobre a necessidade de apoiar iniciativas que fortaleçam a espiritualidade da população. Lembrou, também, que o Éffeta promove o turismo religioso, portanto contribui com o desenvolvimento econômico do município, à medida que movimenta o setor hoteleiro e a rede de serviços de modo geral.

Prefeito Mauricio Gehlen destacou o viés econômico que contribui para o município
Foto: Ivan Fuquini

Divulgação – A partir do lançamento oficial, o Diário do Noroeste promoverá atualizações frequentes sobre o Éffeta, destacando a programação, contando histórias e apresentando personagens que marcaram a consolidação do evento.

As informações estarão disponíveis no site (diariodonoroeste.com.br) e nos perfis do Instagram (@diariodonoroestepr) e do Facebook (Diário do Noroeste). Acompanhe também as notícias nos grupos de WhatsApp e leia a edição impressa do jornal.

Compartilhe: