A VII Gincana Solidária do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Paranavaí, garantiu a arrecadação de 2,5 toneladas de alimentos e itens de higiene. “Um momento em que os estudantes puderam desenvolver a cooperação, a empatia, o espírito de equipe e a solidariedade”, avaliou o diretor da instituição, Rafael Petermann. Todos os produtos serão doados a pessoas em situação de vulnerabilidade.
A ação cidadã foi desenvolvida entre os dias 30 de junho e 4 de julho. Nesse período, mais especificamente nos dias 1º e 2, o IFPR de Paranavaí promoveu a sétima edição do Seminário de Integração das Pesquisas do Núcleo Base (Sipen), que teve como tema “Tecendo o amanhã: diálogos e tecnologias para um mundo sustentável”.
Os professores Josimar Priori e Lucas de Melo Andrade, respectivamente coordenador e vice-coordenador do VII Sipen, falaram do compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), debatidos em minicursos, oficinas, rodas de conversa, mostra de trabalho e palestra.
Em nota divulgada pelo IFPR de Paranavaí, Priori e Andrade informaram que 370 estudantes dos cursos de Agroindústria, Informática e Mecatrônica, integrados ao ensino médio participaram das atividades, unindo reflexões teóricas e prática.
A comissão organizadora do evento agradeceu a todos os participantes e avaliou: “O Sipen conclui sua sétima edição reafirmando sua importância como espaço rico de interlocução e de produção do conhecimento”.