Melhorar as condições do bairro e consequentemente a qualidade de vida da comunidade é uma das principais funções das associações de moradores. Pensando no retorno do funcionamento destas associações, que desde 2017 não recebem auxílio financeiro do município de Paranavaí, a vereadora professora Cida Gonçalves, apresentou requerimento em que questiona o Poder Executivo sobre os resultados das sindicâncias e processos administrativos abertos em razão da suspeita de possíveis fraudes na prestação de contas destas entidades.
“As subvenções estão paralisadas, sob a alegação de que houve mau uso do dinheiro, desvios e até mesmo fraudes nas prestações de contas. Por isso resolvemos requerer os resultados destas apurações, por uma questão de justiça, pois sabemos que a grande maioria das associações, fazia e ainda faz um trabalho sério e muito respeitado. Não é justo que todas paguem por um erro cometido por uma minoria. É necessário mostrar para a população que nem todas as associações agem de má-fé, pelo contrário, devemos valorizar e exaltar aquelas que contribuem para o bem-estar da comunidade”, explica a autora do requerimento.
No documento, aprovado por unanimidade na semana passada, a parlamentar argumenta que muitas destas associações passam por dificuldades financeiras e sobrevivem de doações da diretoria e de promoções.
“Caso não haja a intenção do retorno do repasse da subvenção às associações, devemos analisar outra forma de contribuição para a manutenção das entidades existentes e até mesmo a reabertura daquelas que fecharam suas portas, para que voltem a ser um centro de convivência dos bairros e referência na ligação entre Poder Executivo e população. Esperamos contar com uma resposta positiva”, finaliza Cida.
(Assessoria Câmara)