Anunciada no final do ano passado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), começou a valer em março de 2022 o uso obrigatório do prefixo 0303 nas ligações realizadas para clientes pelas empresas de telemarketing. A iniciativa tem como objetivo ajudar os usuários a identificarem facilmente esse tipo de ligação e decidir se vão aceitar a chamada ou não.
“Esse código deve aparecer no início do número de qualquer ligação que vise a oferta de produtos ou serviços. No entanto, inicialmente essa nova regra valerá apenas para as prestadoras de telefonia móvel. As empresas de telefonia fixa terão até junho para se adequarem a essa nova realidade”, explica Diogo Hartmann, fundador de uma startup do ramo de telefonia.
De acordo com a Anatel, o uso do código 0303 será exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo, prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas ou não. Ainda conforme a agência reguladora, as operadoras também deverão realizar o bloqueio preventivo de chamadas originadas de telemarketing ativo a pedido do consumidor.
“É importante salientar que apenas as ligações de telemarketing que visam a venda de produtos e serviços terão que utilizar esse código. As ligações de cobrança, pesquisas e pedido de doações não serão afetadas”, finaliza Hartmann.
Fonte: Assessoria de Imprensa