O título da coluna de hoje é uma provocação para quem tem mais de quatro décadas. Quem souber, complete a frase: “Pneu carecou…”. Explico no final.
A foto não está datada nos arquivos. Porém, um olhar mais detalhado indica que deve ser do período entre a segunda metade da década de 1980 e o início de 1990. Era provavelmente o segundo semestre, pois a loja divulgava a liquidação de inverno com descontos de até 10%.
Na imagem vê-se uma equipe do então Serviço de Viação e Obras públicas de Paranavaí (Serpavi) fixando ou fazendo manutenção de uma placa de identificação da Rua Getúlio Vargas, no prédio da esquina com a Prefeitura Municipal. Neste endereço funcionava uma das duas lojas da extinta Hermes Macedo, a famosa HM, então referência de varejo do Paraná e do Brasil. Hoje o prédio é a sede da Honda Blokton.
A HM era uma loja diversificada. Vendia de eletrodomésticos a roupas e decoração de Natal. Tinha ainda, no caso de Paranavaí e de tantas cidades, a filial que vendia acessórios e peças de veículos, chamado auto-center.
A famosa varejista foi fundada em 1932 na cidade de Curitiba. Começou com a venda de peças usadas de veículos até se tornar a gigante do varejo com 285 lojas espalhadas pelo Brasil.
O seu fundador, Hermes Macedo, foi deputado federal por vários mandatos, o último concluído em 1983. Ele faleceu no dia 26 de outubro de 1993. A rede de lojas sofreu problemas de sucessão, concorrência e outros, fechando definitivamente em 1997.
Agora o título da coluna fará mais sentido. Na década de 1980 ficou muito famoso nas rádios e nas TVs o jingle da HM que chamava a atenção para os serviços automotivos. E o apelo que ficou na mente de tanta gente foi: “Pneu carecou, HM trocou” (e ainda dava para parcelar). A peça publicitária pode ser vista facilmente a partir de buscas na Internet.
Nota: Se você tem uma história e queira compartilhar, mande a foto com breve descrição sobre o evento, data, local e identificação das pessoas.




