Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini

MEIO AMBIENTE

Prefeitura de Paranavaí inaugura nesta terça primeiro ecoponto para descarte de lixo

Nova estrutura marca o início de uma política de proteção ambiental a partir da destinação correta de diferentes resíduos

Pela primeira vez, Paranavaí contará com espaço adequado para o descarte de materiais inservíveis. A inauguração do ecoponto na região do jardim Morumbi, nesta terça-feira (17), às 8h30, marca o início de uma política de proteção ambiental a partir da destinação correta de diferentes resíduos.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Alessandro Cordeiro Garcia, o objetivo é evitar o uso de terrenos baldios ou fundos de vales para essa finalidade. A prática, vale lembrar, é irregular.

Com o ecoponto em funcionamento, será possível depositar itens como cimento, argamassa, tijolo, bloco de concreto, areia, brita, solo, rocha, lama bentonítica, azulejo, louça sanitária e telhas cerâmicas.

A lista de resíduos permitidos inclui metais, plástico, vidro, papel, papelão, tábuas de madeira, produtos têxteis, isopor, lã de vidro, gesso, borracha (exceto pneu) e misturas betuminosas tipo asfalto.

Também poderão ser descartados materiais considerados de difícil ou inviável recuperação, por exemplo, plásticos não recicláveis, mantas de isolamento, restos de lixas, pincéis e fitas adesivas.

Itens distribuídos em caçambas serão recolhidos e levados a aterros sanitários
Foto: Ivan Fuquini

Por outro lado, serão terminantemente proibidos resíduos como materiais com amianto (telhas, caixas d’água e tubos de fibrocimento), embalagens contaminadas com produtos químicos (tintas, solventes, vernizes, removedores, óleos e graxas), itens contaminados por atividades industriais, lâmpadas fluorescentes, resíduos com mercúrio, pilhas, baterias e produtos com metais pesados.

Funcionamento

O ecoponto fica na equina da avenida Domingo Sanches com a rua 20. Os portões permanecerão abertos para a população de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h e aos sábados das 8h às 12h.

Cada pessoa poderá descartar o volume máximo de um metro cúbico de lixo por mês, o que exclui os chamados grandes geradores. O controle se dará a partir do CPF cadastrado no sistema de administração.

Os itens distribuídos em caçambas serão recolhidos e levados a aterros sanitários devidamente licenciados, ou seja, terão destinação definitiva de forma correta.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, o ecoponto localizado na região do jardim Morumbi será modelo para ampliar o serviço e alcançar outros bairros. Ainda não há previsão de data para a instalação de novas estruturas. A expectativa é que contemplem a Vila Operária e o jardim São Jorge, onde ficam áreas de descarte de resíduos.

O chamado “buracão” da Vila Operária existe há aproximadamente 40 anos, e durante quase todo esse tempo foi acessível para toda a população, sem regras de uso. A situação mudou recentemente como resultado de um acordo entre a prefeitura e o Ministério Público.

No caso do jardim Videira, na região do São Jorge, o depósito de lixo é proibido, mas a regra não é respeitada, mesmo com a sinalização e a implantação de cercas.

Fonte: REINALDO SILVA - Da Redação

Compartilhe: