A espera por uma coroa, um bloco, uma prótese ou as famosas lentes de contato dental costuma ser uma das principais preocupações de quem precisa restaurar o sorriso. Em muitos casos, o tratamento depende do envio do projeto para laboratórios externos, o que pode aumentar o prazo entre a avaliação, confecção e a entrega definitiva da peça para o paciente. Já no atendimento realizado pela cirurgiã-dentista Carla Daloli, esse processo ganha agilidade com a tecnologia utilizada dentro da própria clínica.
Com quase 20 anos de atuação só em Paranavaí, a estrutura da clínica permite que a parte protética do trabalho seja realizada no mesmo local, sem a necessidade de encaminhar o projeto para um laboratório de fora. Na prática, isso reduz etapas, facilita ajustes e aproxima o paciente do planejamento.
Em casos específicos, procedimentos que normalmente poderiam exigir diversas sessões conseguem ser finalizados em menos tempo, inclusive com possibilidade de entrega definitiva em apenas uma sessão.
O diferencial se aplica em diversos trabalhos de reabilitação em porcelana, como coroas, blocos, próteses, facetas e lentes de contato dental. A proposta é atender tanto pacientes que buscam melhorar detalhes estéticos do sorriso, como cor e formato dos dentes, quanto pessoas que precisam restaurar dentes comprometidos em algum tipo de emergência.

Método de trabalho – Segundo Carla, o processo começa com uma avaliação detalhada da boca, das necessidades que o paciente procura e com foco direto no resultado esperado. No caso das lentes de contato dental, a análise considera fotos do sorriso, repouso labial, proporções do rosto, que são medidas cuidadosamente pela profissional,e a forma como os dentes aparecem durante a fala.
“Fazemos diversas fotos do rosto do paciente e passamos para uma análise de software detalhada, tudo para criar uma harmonia de todo o conjunto de rosto, dentes, boca e sorriso”, explica a cirurgiã-dentista.
Depois da avaliação, a tecnologia entra para auxiliar parte do planejamento. O software permite desenhar e projetar o resultado do procedimento antes da finalização, o que dá ao paciente a possibilidade de visualizar a proposta e aprovar o desenho. Essa etapa ajuda a evitar que a mudança seja feita “no escuro”, especialmente em procedimentos que alteram cor, formato, proporção e tamanho dos dentes.
“É tudo feito um estudo a partir dessa análise”, explica Carla. “Nós colocamos o dente ali naquele sorriso para fazer uma previsão, enviamos para o paciente para aprovação do desenho e seguimos para o teste.”
Nas lentes de contato dental, antes da finalização, o paciente pode sair do consultório com lentes provisórias e experimentar, no dia a dia, como aquele sorriso se comporta, avaliando na prática o formato, a adaptação da mudança e a sensação do novo sorriso antes da entrega definitiva.
Para Carla, é justamente nesse cuidado que o paciente vê o sonho tomando forma e entende a grandiosidade da mudança em um sorriso estético e planejado. A análise não considera apenas o dente isolado, mas a relação dele com os lábios, o rosto e a forma como o paciente sorri e conversa.
“O sorriso, ele é definido pelo lábio. Então, a altura dos dentes a gente define ali pela altura do sorriso. Às vezes a pessoa tem um sorriso mais alto, um sorriso mais baixo, então, a partir dali, nós conseguimos fazer as incisais, ver o que ele vai mostrar ali na hora que ele conversa e planejar com a estética e matemática ao nosso favor.”

A presença do laboratório interno também favorece casos de maior urgência. Quando uma pessoa precisa de uma coroa, bloco ou prótese em porcelana, o tempo entre o planejamento e a entrega faz toda a diferença em retomar a qualidade de vida, assim como a estética e a segurança ao sorrir. Em situações específicas, o trabalho consegue ser conduzido com mais rapidez porque o projeto, a confecção e os ajustes técnicos ficam concentrados todos no mesmo ambiente.
No caso das lentes e facetas, o prazo também é um dos pontos de destaque da clínica. Após a avaliação, o desenho logo pode ser apresentado ao paciente para aprovação e, dependendo do caso,a finalização pode ocorrer dentro da mesma semana.
Apesar da agilidade, Carla destaca que o planejamento segue sendo a base do resultado bem feito. A cirurgiã-dentista explica que o objetivo não é criar um sorriso padronizado ou artificial, mas encontrar uma proporção que combine com o rosto de cada paciente.
“Tá na moda aquele dentão brancão e muita gente quer, mas isso não é natural. A gente gosta de melhorar a cor, deixar mais branquinho, mas sem fugir da naturalidade. É justamente por isso que durante o atendimento busco orientar meu paciente em algo estético e harmônico, encaixando o desejo e a necessidade dele no melhor que a técnica e tecnologia podem oferecer”, comenta.

O que muitos pacientes não pensam ao escolher o profissional é que a escolha do material utilizado também influencia o resultado. Entre as porcelanas utilizadas na odontologia, Carla explica que há diferenças de naturalidade, translucidez e acabamento. No atendimento, o consultório trabalha com o uso do silicato de lítio de uma porcelana alema, material citado pela dentista como a mellhor opção voltada a um aspecto mais natural.
“Dentre a classe das porcelanas, todas são excelentes. O que varia, às vezes, é a questão da naturalidade. Algumas não são tão belas assim, não têm tanta translucidez, não deixam um resultado tão natural. A mais bonita é a de silicato de lítio, é a que deixa esse aspecto mais natural.”
Desgate e planejamento – Algo que preocupa muitos pacientes a respeito da lente ou faceta é o desgaste nos dentes, por isso a profissional explica a importância de corrigir pequenos desalinhamentos para preservar a naturalidade e evitar desgastes maiores. A decisão depende da avaliação individual e do planejamento proposto para cada paciente.
“Para não ter tanto desgaste, em alguns pacientes podemos trabalhar com a ortodontia. Colocar um bracket ali para alinhar só um dente, para depois fazer a lente”, explica. “Para ficar mais natural, a gente alinha isso, mas não é obrigatório, existe caminho para tudo com boa estratégia.”
Com laboratório interno, software de planejamento e acompanhamento próximo do paciente, o atendimento da Clínica Odontológica Carla Dalolio otimiza tratamentos estéticos, unindo agilidade e personalização. A proposta é reduzir o tempo de espera sem deixar de lado etapas importantes para o resultado final, como análise facial, teste prático e aprovação do desenho.

SERVIÇO
Clínica Odontológica Carla Dalolio
Av. Rio Grande do Norte, 1102 – Centro, Paranavaí
WhatsApp: (44) 98424-3616
Instagram: @carladalolio




